10 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Trabalhar mais de 10h por dia aumenta em 60% os riscos de danos ao coração

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/05/2010 - 04:59
Manda no zap!CompartilharTuitar

Se você é daqueles que trabalham acima de 7 e 8 h por dia para garantir um dinheirinho a mais no final do mês, então você precisa saber que está correndo um grave risco. Segundo estudo do European Heart Journal (jornal inglês de estudos médicos), pessoas que têm jornadas de trabalho acima de 10 ou mais horas diárias estão propensas a ter 60% a mais de riscos de danos ao coração. Isso mesmo, quem trabalha mais têm chances maiores de sofrer infartos, AVC, angina, insuficiência cardíaca, etc.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O estudo (nomeado Whitehall II, alusão a um dos departamentos oficiais da realeza britânica) foi feito durante 11 anos, com 6.014 trabalhadores londrinos (4.262 homens e 1.752 mulheres) de 39 a 61 anos. Todos eles não apresentavam nenhuma doença cardíaca, e nem históricos, no início da pesquisa. Deste total, 369 pessoas que trabalhavam acima de 10h por dia morreram com problemas cardiovasculares, tiveram acidentes cardíacos ou foram submetidos a cirurgias emergenciais de angina no peito.

De acordo com Marianna Virtanen, dirigente da pesquisa da Finnish Institute of Occupational Health, os motivos que provocam estes riscos maiores a quem trabalha demais não são exatos, mas ela salienta que tal relação existe e é a prova mais concreta do referido estudo. E tudo isso independente de fatores externos, tais como excesso de peso, altas taxas de colesterol ou tabaco.

Ainda assim, algumas pistas podem ser apontadas como causadoras para reforçar tal teoria. Por exemplo, trabalhar mais afeta o metabolismo, encobre estados depressivos e de ansiedade, mascara distúrbios do sono, cria hábitos cotidianos nada saudáveis, além de gerar o vício no trabalho (que faz o empregado ignorar doenças, desistir de relações sociais, etc). Outro fator que a pesquisadora Marianna Virtanen acrescenta é o stress crônico provocado pelo excesso na jornada.
Quem está propenso no Acre – Não há números precisos de quantos trabalhadores excedem a jornada padrão (8h) no Estado. Porém, há estimativas e campanhas visando desestimular tal prática. Conforme o superintendente regional da Delegacia do Trabalho, Manoel Neto, os acreanos que mais passam das 10 horas diárias são empregados pelo Comércio e pelo setor bancário, especialmente em Rio Branco. Outras duas áreas campeãs são a de Construção Civil e de serviços na zona rural.

No geral, os ‘operários de horas extras’ são pessoas de faixas etárias entre 23 a 45 anos, que acumulam ou cargos de repetição, de execução e/ou de gerência/supervisão. “Eles são uma grande preocupação para a DRT. Por isso, não incentivamos horas extras. Elas só trazem prejuízos ao próprio trabalhador, à Saúde Pública e ao mercado (gera desemprego e reduz vagas). Inclusive, estamos fazendo campanhas setoriais de conscientização. Agora, estamos trabalhando com os empregados na Construção Civil. A partir do próximo mês, estaremos atuando na zona rural e, depois (setembro), no Comércio”, ressaltou. 

Legislação – Conforme Manoel Lima, as horas extras são direitos disponíveis do trabalhador. Isto é, não existe nenhuma passagem nas leis trabalhistas que proíba o funcionário de firmar acordo com o seu patrão para trabalhar mais do que o normal. Sendo assim, a atuação de órgãos como a DRT restringe-se apenas a tentar conscientizar os operários sobre os riscos deste tempo maior de serviço. “Além dos danos à saúde, quem trabalha muito está mais propenso a sofrer esgotamentos, fadiga e descuidos. Tudo isso só aumentam as chances de acidentes de trabalho”, concluiu Neto.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Produção e venda de tijolos devem crescer quase 50% com a chegada do ‘verão’

Próxima Notícia

Após visita, Lilly Allen elogia projeto de preservação ambiental do Acre

Mais Notícias

Foto: Arquivo/Prefeitura
5º destaque

Quatro unidades de saúde abrem neste sábado em Rio Branco; veja quais são

10/01/2026
Foto: Anne Nascimento
1º destaque

Calor abafado e risco de chuvas intensas marcam o sábado em todo o Acre, diz Friale

10/01/2026
Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Após visita, Lilly Allen elogia projeto de preservação ambiental do Acre

Grupo do Ratinho se prepara para explorar floresta no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre