X

Ufac amplia debate acerca do novo Enem

Na última segunda-feira, 17, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), professora Olinda Batista, a secretária estadual de Educação, Maria Corrêa, o assessor especial da Juventude do Governo do Estado, André Kamai, representações estudantis e de instituições públicas da área educacional e membros da sociedade civil se reuniram na sala do órgão dos colegiados, na Ufac, para discutirem a possível utilização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem como forma de ingresso na Universidade.

No centro do debate, discussões acerca da forma que o Enem será utilizado no processo seletivo da universidade, as limitações que essa nova forma de avaliação pode trazer e se essa forma de avaliação atende as particularidades de ensino de cada região.

Embora o uso do Enem como processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Ufac tenha sido o tema central do debate, as discussões foram mais amplas, passando por pontos como os desafios do processo educacional, a qualidade da educação de base para cada região e as dificuldades educacionais característica desses ambientes. Em contraponto, o ingresso por meio do exame pode nivelar a disputa, e isso, deve contribuir para mudanças na dinâmica escolar.

Para a reitora, essas discussões se fazem necessárias para fortalecer a decisão de utilizar ou não o Enem. A Universidade está com consulta pública aberta à comunidade para que todos possam opinar sobre o tema. O público alvo da consulta são os estudantes. Os interessados em participar do processo podem deixar seu voto na página da Ufac (www.ufac.br) manifestando a opinião sobre qual forma o Enem poderá ser utilizado no processo seletivo da Ufac. (Agência Acre)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: