Ufac recebe maior congresso de comunicação do Norte

Você sabe quantas instituições de ensino superior oferecem cursos na área de Comunicação Social (Cinema e Vídeo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas, Produção Editorial e Cultural) na região Norte? 27. E com um grande número de comunicólogos se formando todo ano, nada melhor do que reuni-los para conversar sobre os amplos caminhos, possibilidades e o futuro da comunicação. Por isso, a Universidade Federal do Acre sedia de 27 a 29 de maio, a etapa regional do maior congresso de comunicação da América Latina, o Intercom Norte 2010.

“Comunicação, Cultura e Juventude é sem dúvida o tema certo para o Intercom desse ano, afinal, o congresso é realizado acima de tudo para os alunos de graduação nessa área, além de ser realizado com a ajuda deles”, conta Aleta Dreves, coordenadora do curso de Jornalismo da Ufac e organizadora do evento. Assim, centenas de jovens acadêmicos, professores, coordenadores de cursos e sócios da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação já estão se preparando para vir ao Acre.

A expectativa é enorme. Emanuelly Falqueto, estudante de jornalismo da Ufac que participou do Intercom Norte ano passado é uma das mais animadas. “Estamos trabalhando e nos esforçando muito para que seja um congresso inesquecível”. Já Clareana Rodrigues, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Pará, conta como a experiência do ano passado motivou os alunos a participarem ainda mais esse ano. “Além da premiação, durante o evento pudemos nos aproximar e trocar experiências com estudantes e professores dos outros estados que vivenciam desafios parecidos com os nossos – o de fazer comunicação em uma região tão extensa e complexa física e culturalmente”.

Informação e competição – A palestra de abertura do Intercom será dada por André Curvello, repórter do Globo Universidade, que também apóia o congresso. Além de sua expe-riência jornalística, Curvello aproveitará para apresentar um amplo painel sobre a relação entre a universidade e o jornalismo. Em seguida, o repórter Bruno Cássio, da TV Acre, falará sobre a importância do conhecimento acadêmico na formação profissional do jornalista, a internet e a contribuição para a qualificação profissional.

Além de palestras, o Intercom terá oficinas, divisões temáticas, painéis, debates, publicação de artigos e apresentações culturais. Mas é o Expocom um dos momentos mais aguardados pelos alunos participantes. O Expocom é uma mostra competitiva de trabalhos acadêmicos em várias categorias. Esse ano já houve um recorde de pré inscritos, 161 trabalhos feito pelos estudantes de toda a região Norte foram classificados para irem a final. A apresentação dos trabalhos e a premiação dos vencedores acontece durante o Intercom. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation