Pular para o conteúdo

Binho assina termo de adesão com instituição de pesquisa da Costa Rica

O Estado do Acre será o primeiro no Brasil a ter um núcleo de produção de conhecimento do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica. O termo de adesão foi assinado ontem, 4, entre o governador Binho Marques e o diretor da Organização, José Joaquim, na própria sede da instituição.binho-na-costa-rica
O Catie é uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha com outros 13 países membros da América Central e América do Sul, além de contar com o apoio de mais de 40 instituições internacionais, e tem como meta contribuir para a redução da pobreza rural no trópico americano, promovendo uma agricultura e manejo de recursos naturais competitivo e sustentável, através da educação superior, pesquisa e cooperação técnica.

Uma missão que se alinha com a proposta ambiental de desenvolvimento adotada pelo Governo do Acre, que busca nas pesquisas, alternativas para geração de renda e fortalecimento dos povos da floresta a partir do uso consciente dos recursos naturais. “A chegada de um núcleo dessa instituição no Acre vai reforçar o trabalho já desenvolvido hoje pelo Governo no sentido de nos permitir traçar novas estratégias com embasamento técnico e científico para manejo, produção, entre outras áreas de estudo”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, que junto ao assessor especial de Governo, Fábio Vaz, acompanha o governador Binho Marques na viagem à Costa Rica.

Segundo Eufran Amaral, a expectativa é de que dentro de um mês um núcleo do Catie seja instalado em Rio Branco, mas provisoriamente, já que a proposta é de levá-lo para Xapuri ainda neste ano. “A idéia é tornar Xapuri uma cidade polo e referência na geração de conhecimento sobre a floresta”, explica o secretário.

O diretor do Catie ressaltou a importância da parceria, e colocou o Acre como estado estratégico pela boa política ambiental reconhecida internacionalmente, e também por ser um estado de fronteira com o Peru e a Bolívia. “Nós estamos dis biental do Acre. “Nosso interesse com o Catie é gerar conhecimento com base na pesquisa, consolidando nossa estratégia de desenvolvimento sustentável”, avaliou.

A Costa Rica hoje se caracteriza por ser uma das nações latino-americanas com a melhor qualidade de vida, sendo a 6ª nação com o melhor IDH e a 3ª em melhor sistema de saúde. É a 1ª em expectativa de vida, ultrapassando inclusive os Estados Unidos e Canadá. (Agência Acre)