2 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Câmara debate voto de presos provisórios

paula por paula
11/05/2010 - 18:05
Manda no zap!CompartilharTuitar

ppa
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado fará uma  audiência pública nesta quinta-feira (13/5) para discutir o voto de presos provisórios no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O debate foi proposto pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que levantou a preocupação dos envolvidos com as eleições quanto à segurança, sigilo do voto e a garantia do direito ao voto, de acordo com informações da Agência Câmara.

Foram convidados para a sessão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Aloísio Michels, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.

O ministro Lewandowski demonstrou preocupação com a viabilidade do voto do preso provisório nos estados com grande população carcerária, como São Paulo. Ele citou dados do TRE-SP que revelam a existência de 52 mil presos provisórios no estado, distribuídos em 388 unidades. Para ponderar entre os direitos ao voto e a segurança, não apenas individual, mas também coletiva, Lewandowski sugeriu a criação gradativa do sistema, nos estados, observadas as peculiaridades locais.

O TSE aprovou em março resolução sobre a instalação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, para viailbilizar o voto de aproximadamente 150 m presos provisórios e de 15.500 jovens em medida socioeducativa de internação. Os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado, conforme a resolução do TSE, vão coordenar a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A Constituição de 1988 garante o direito de todo cidadão de escolher seus representantes políticos por meio do voto. Em alguns estados, como Sergipe, estabelecimentos penais já proporcionam a votação desde 2002. Nas eleições de 2008, 11 estados asseguraram a votação de presos provisórios em algumas penitenciárias.  (Conjur)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeitura lança Projovem Adolescente

Próxima Notícia

“Dia que tiver jogo do Brasil, nenhum deputado virá votar”, diz líder do governo

Mais Notícias

Foto: Cedida
POLÍTICA

Doação de órgãos mobiliza Câmara de Rio Branco e reforça papel do SUS no Acre

02/09/2025
Foto: Ismael Medeiros
Destaques Cotidiano

Jarude defende nomeações de concursados e reajustes salariais em vez de aumento de cargos comissionados

02/09/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Lucilene Vale é a única parlamentar a votar contra afastamento de Clendes Vilas Boas

02/09/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Vereadores aprovam requerimento que pede afastamento temporário do presidente da RBTrans

02/09/2025
Movimento atinge diretamente os ministros Celso Sabino (foto), do União, e André Fufuca (Esportes), do PP | Joédson Alves/Agência Brasil
POLÍTICA

União Brasil e PP definem saída do governo Lula, e dois ministros devem deixar seus cargos

02/09/2025
André Kamai - Foto: Assessoria
POLÍTICA

‘A democracia não admite que alguém a golpeie’, diz vereador André Kamai sobre julgamento de Bolsonaro

02/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

"Dia que tiver jogo do Brasil, nenhum deputado virá votar", diz líder do governo

STJ classifica como tortura agressões de policial a detento

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre