Fernando Melo e embaixador da Bolívia viabilizam serviço de energia para fronteira

O presidente do grupo parlamentar Brasil/Bolívia, deputado federal Fernando Melo (PT), e o embaixador da Bolívia no Brasil, José Alberto Gonzales, reuniram-se no Ministério de Minas e Energia com o secretário nacional de Energia, Josias de Matos, nesta quarta-feira, 5.

No encontro promovido por Melo, tratou-se a possibilidade de o Brasil vender energia elétrica ao município de Bella Flor, que pertence ao departamento de Pando, na Bolívia. Bella Flor faz divisa com o Acre pelo município de Cabixaba. Sua população é estimada em 500 pessoas, as quais não dispõem de prestação de serviço público de energia elétrica.

O embaixador classificou o pedido de fornecimento como “humanitário”. “Dificilmente, em curto prazo, o governo boliviano teria condições de levar o serviço para essa comunidade”, comentou.

Matos solicitou ao diplomata que formalizasse o interesse pelo serviço indicando informações aproximadas como números de residências e cálculo de consumo.

Para Melo, a idéia de abastecimento, quando concretizada, poderá fomentar o comércio tanto em Capixaba quanto em Bella Flor. “Tenho certeza de que essa ação positiva se transformará numa ação humanitária e desenvolvimentista para toda a Região do Alto Acre, principalmente para Capixaba”, previu.

Após visita a Bella Flor no começo do ano, Melo propôs estender, a partir de Capixaba, o serviço de energia à localidade. A proposta foi bem aceita pelo embaixador Gonzales e incentivada pelos moradores do território boliviano.  (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation