20 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Lula apresenta defesa ao TSE sobre acusações

paula por paula
28/05/2010 - 20:09
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em três representações apresentadas pelo DEM que pedem a aplicação de multa por propaganda eleitoral antecipada feita durante o evento do Dia do Trabalho. A advocacia Geral da União alegou que não houve nos eventos a existência de provas da infração como campanha antecipada e pedido expresso de votos.

A AGU baseou sua defesa no artigo 36-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições). De acordo com a defesa, o artigo dispõe que não é considerada propaganda antecipada a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates, no rádio, na televisão ou na internet, “desde que não haja pedido de votos”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Diz ainda que as representações do DEM são conjecturas a partir de frágeis elementos que desvirtuam a acusação de propaganda eleitoral antecipada, “para macular a imagem do presidente da República e promover a veiculação do partido”.

No caso da Representação 98.696, o DEM pediu a aplicação de multa por evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em seu discurso, Lula disse que deixará a presidência da República com a consciência tranquila do dever cumprido, mas sabendo “que ainda falta muito por fazer neste país porque a gente não consegue consertar os erros de quinhentos anos apenas em oito anos. É preciso mais tempo, mas é preciso que tenha sequenciamento”.

De acordo com o DEM, o real propósito da declaração de Lula foi facilmente percebido pelos presentes ao evento, tendo em vista que houve uma efusiva manifestação da plateia que gritou o nome de Dilma. A AGU sustenta que para a configuração de propaganda eleitoral antecipada são necessárias a menção à candidatura, ao futuro pleito eleitoral e à ação política a ser desenvolvida.

“Não há menção a política pública específica que se pretenda desenvolver numa próxima candidatura, não há pedido de voto, assim como qualquer exposição de motivos que levem a inferir que a suposta beneficiária seja a mais apta para a função pública”, argumentou a AGU.

Na Representação 101.294, o DEM sustenta que, durante o evento do Dia do Trabalho, promovido pela Força Sindical e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, em São Paulo, o presidente Lula, ao lado de Dilma Rousseff, após uma síntese de sua administração, afirmou: “eu quero que quem venha depois de mim – e vocês sabem quem eu quero – saiba que tem que fazer mais e fazer melhor, e fazer muito mais”.

A defesa do presidente Lula afirma que a Força Sindical e a CGTB foram os responsáveis pela escolha dos convidados, o que não é questão afeta ao presidente da República. Sustentam também que o simples comparecimento de Dilma Rousseff à solenidade “não pode ser interpretada como campanha política, senão como mera intenção de prestigiar o evento de entidade simbioticamente ligada ao movimento trabalhista”.

Por fim, O DEM acusa, na Representação 101.112, Lula de propaganda antecipada no evento organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também pela comemoração do dia do trabalhador. Para o DEM, Lula “além de proferir palavras de cunho eminentemente eleitoral comparando o atual governo com a gestão passada”, fez várias referências ao nome de Dilma Rousseff, “com o fim exclusivo de projetar a sua pré-candidatura à Presidência da República”. O DEM informa que Dilma estava presente à solenidade.

Para o DEM, a “única conclusão a que se pode chegar” no caso é a de que o evento organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC “não passou de mais um comício em prol da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) para o próximo pleito presidencial”. O partido argumenta que o discurso de Lula “teve como mote um retrospecto das alegadas ‘vitórias’ da atual gestão e a necessidade de dar sequência” às ações de governo.

A AGU alega que, considerando as origens do presidente da República, “é natural que esta autoridade se manifeste perante aqueles que considera seus pares o desejo de continuidade de sua obra”. Afirma ainda que o discurso do presidente “apenas indicou que os programas devem e vão continuar independentemente de quem lograr êxito nas próximas eleições presidenciais”.

A defesa pede, por fim, a improcedência das representações por não haver “existência dos requisitos cumulativos essenciais para a caracterização da propaganda eleitoral antecipada”.  (Conjur)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Motorista de caminhonete perde controle e cai em esgoto no Parque da Maternidade

Próxima Notícia

Operação “Castro” da PF e Anvisa já  prendeu oito pessoas no Acre

Mais Notícias

Jorge Viana critica filiação de Bocalom e diz que prefeito recorreu a “partido de aluguel”
4º destaque

Jorge Viana critica filiação de Bocalom e diz que prefeito recorreu a “partido de aluguel”

19/03/2026
Foto: Vitor Paiva
3º destaque

Thor Dantas diz que pré-candidatura ao governo do Acre está consolidada e aguarda alianças para oficialização: “falta muito pouco”

19/03/2026
Jorge Viana sinaliza diálogo com Petecão para possível chapa ao Senado no Acre: “estamos abertos pra conversar”
5º destaque

Jorge Viana sinaliza diálogo com Petecão para possível chapa ao Senado no Acre: “estamos abertos pra conversar”

19/03/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

Jorge Viana rejeita polarização e diz que foco será projeto para o Acre: “não tem esse negócio de esquerda e direita”

19/03/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

Jorge Viana projeta 40% dos votos no Acre e diz que grupo pode eleger deputados mesmo sem vencer governo

19/03/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

Jorge Viana confirma pré-candidatura ao Senado com apoio de Lula e mira articulação política no Acre

19/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Operação “Castro” da PF e Anvisa já  prendeu oito pessoas no Acre

Carro invade quintal de residência na Vila Betel

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre