X

Prefeitura de Rio Branco promove ações no Dia Mundial sem Tabaco

  A prefeitura de Rio Branco realizou hoje pela manhã, 31, no Palácio das Secretárias, no centro, mobilização para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco. Em 1987, a Assembléia Mundial da Saúde aprovou a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, a cada ano, em 31 de maio. A data tem a finalidade de informar o público sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias de tabaco e das ações que a Organização Mundial de Saúde (OMS) promove ao redor do mundo para garantir o direito à saúde e à vida saudável.

A OMS escolheu o tema “Tabaco e Gênero”, para o Dia Mundial sem Tabaco, com o objetivo de chamar a atenção para os efeitos nocivos do tabaco em relação às mulheres e meninas. As mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, representando mais de um bilhão. A prevalência de fumantes masculinos atingiu o pico, enquanto as taxas do sexo feminino estão em ascensão no mundo.

Além do trabalho de conscientização e panfletagem, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) executou várias ações, como: verificação de pressão arterial, exame de hepatites, glicemia e orientações sobre os malefícios do tabaco.

A coordenadora da Área Técnica de Controle do Tabagismo, Domisy de Araújo, destacou os índices do uso do tabaco entre a população rio-branquense.
“Existem pesquisas que colocam Rio Branco na sexta colocação no ranking de freqüência do consumo de tabaco e dentre esse grupo as mulheres estão em maior quantidade. Além disso, os jovens de 15 anos ou mais, são os que mais consomem tabaco no Acre. Nossas ações estão focadas nesses índices para que possamos ter um controle e, posteriormente, uma redução nesse quadro”, explica. (PMRB)

 

Categories: POLÍTICA
paula: