Vereadores fazem visita técnica à ETE São Francisco

Vereadores da base de apoio do prefeito Raimundo Angelim participaram na manhã desta quinta-feira, 13, acompanhado do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Semy Ferraz, e do secretário municipal de Articulação Política, Márcio Batista, de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE São Francisco), em Rio Branco.

Durante a visita, os vereadores Juracy Nogueira, Ricardo Araújo, Gabriel Forneck, Elias Campos, Alisson Bestene, Raimundo Vaz, Ariane Cadaxo e Astério Moreira conheceram de perto o trabalho que vem sendo executado na estação de tratamento de esgoto da Capital, considerada uma das mais modernas do país.

 Concluída no ano passado, a obra custou R$ 13,4 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) através da Caixa Econômica Federal e do Governo do Acre, e sua operação garante tratamento dos resíduos líquidos produzidos pela Bacia do Igarapé da Maternidade em 19 bairros onde vivem 65 mil pessoas.

A unidade utiliza tecnologia de ponta e o que há de mais sofisticado no setor, como o sistema biodisco, fazendo com que a água devolvida ao rio Acre alcance nível de limpeza maior que a do próprio manancial e com turbidez (um dos mais importantes indicadores de qualidade) menor que a média dos igarapés daquela bacia.

Semy Ferraz explicou aos vereadores que nesta primeira fase, a Unidade está atendendo 30% da população de Rio Branco e até o final do ano, com a implantação dos demais módulos e a construção de novas ETEs, 75% da cidade terá tratamento de esgoto. Em 2011, Rio Branco será a primeira capital a ter um sistema capaz de tratar 100% da água servida.(Ascom PMRB)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation