Política local 23/06/2010

“É um absurdo e os responsáveis merecem uma punição exemplar”.

 Deputado Walter Prado (PDT), sobre um deficiente mental estar preso há 12 anos.

Vai que é tua, Neném!
Neném Pedrosa é o maior fornecedor de barro para as obras executadas pela prefeitura de Brasiléia. Talvez, por isso é conhecido como “Rei do Barro”. Até aí, não seria nada demais, trata-se de uma atividade legal como tantas outras, só que a coisa muda de figura e a operação deixa de ser ética quando se investiga quem é o Neném: pai da prefeita Leila Galvão.

Jogando tarô
Ainda em Brasiléia jogo o meu tarô para saber por que a prefeita Leila está tomando a “Pousada Brasília” do atual arrendatário. As cartas indicam: dar ao cunhado Francisco Moreira.

Família unida
E a Leila é daquelas que cultua o ditado: família que come unida permanece unida.

Índio macumbeiro
“Esse Pianko só pode ser um índio macumbeiro”. Foi a reação ontem do Relator da “CPI da Pedofilia”, deputado Donald Fernandes (PSDB), ante a blindagem para evitar seu depoimento.

Apostando na palavra
Prefiro apostar na palavra do presidente da CPI, deputado Luiz Tchê (PDT), de que “rasga” o seu diploma de parlamentar se o depoimento de Pianko não acontecer.

Cheiro delirante
Sobre nota da coluna com o comentário de um petista, de que ele não pode reclamar de nada por ser beneficiado pelo governo, foi duro: “mentira, quem disse isso deve cheirar cocaína”.

 Temor fundado
O deputado Elson Santiago (PP) estava ontem com temor do PP manter chapa própria para deputado estadual, caso as candidaturas de José Bestene e do Deda sejam vetadas no TRE.

Definição rápida
A definição sobre quem terá registro de candidatura negada pelo TRE por se enquadrar na proibição do “Projeto Ficha Limpa”, começa acontecer após o dia 5 de julho e será rápida.

Educado na Suíça
Pelo que disse ontem o deputado Donald Fernandes (PSDB) na Aleac, o diretor da maternidade “Bárbara Helidora”, médico Edvaldo Amorim, pela falta de urbanidade foi educado na Suíça.

Adjetivações pesadas
O gestor foi qualificado ontem na Aleac pelo deputado Donald Fernandes (PSDB) como “arrogante, autoritário, prepotente e despreparado para exercer a função de diretor”.

Está errado
O deputado Luiz Calixto (PSL) apresentou ontem documento em que o governo devolve R$ 230 mi ao Governo Federal. Não é nada ilegal, mas devolução não rima com boa gestão.

Jogo pesado
Eleger Sibá Machado (PT) deputado federal passou a ser prioritário para o esquema do governo. Pela estatura que se forma ao seu redor é munição para candidato a presidente.

Medir forças
A FPA fará uma grande reunião com os seus candidatos sexta-feira na Assermurb, o que será uma medição de força com a oposição, que realizará a sua convenção na mesma data.

PTB isolado
A executiva nacional do PTB isolou e não dará nenhum tipo de ajuda à direção regional do partido por ter se aliado ao PT. O PTB vai apoiar nacionalmente a candidatura de José Serra.

Pulou fora
Chicão Brígido (PTB), que estudava ser candidato a deputado federal, pulou fora e disputará uma vaga na Aleac.

Bem articulada
Uma candidatura que se encontra muito bem articulada na oposição para deputado estadual é a do ex-prefeito de Sena Madureira, Normando Sales (PSDB).

Dança samba
Normando é um dos políticos que melhor se movimenta nos bastidores: dança axê na lâmina de uma navalha e não se corta, por isso não vejam a sua candidatura com desdém.

Será um passeio
Se por conta do “Ficha Limpa” acontecerem as defecções previstas na chapa de deputado federal da oposição, esta se dê por satisfeita se colocar um representante na Câmara Federal.

Centrar fogo
E na chapa majoritária o único nome com chance de sucesso e assim mesmo numa disputa dura é o do deputado federal Sérgio Petecão (PMN), e de mais ninguém.

 É possível
A chapa para a Assembléia Legislativa da coligação PSOL-PRTB terá 72 candidatos. Se a média for de 200 votos por cabeça podem sim eleger um deputado estadual.

Volta do Mané
Um que está nesta chapa é o ex-deputado Manoel Machado (PRTB), que já foi um campeão de votos, caiu no ostracismo, e agora tenta voltar ao cenário político.

Abra o olho, Jacaré!
Deputado federal Fernando Melo (PT) abra o olho, caso contrário o máximo que você vai conseguir de apoio para sua campanha nos esquemas montados serão tapinhas nas costas.

Rigor total
“O TRE/AC será rigoroso na análise do registro de candidaturas”. Essa posição foi externada ontem pelo presidente da corte, desembargador Arquilau de Castro. E na sua entrevista a um canal de televisão acrescentou uma péssima notícia para muitos: levará em conta na análise dos pedidos se o candidato não teve prestação de contas rejeitada no TCE e no TCU. Se tiver a candidatura será impugnada após a aprecia-ção de cada caso. Vai pegar muita gente boa.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation