Política nacional 26/06/2010

“Precisamos tirar Dilma da toca”.

Deputado Jutahy Jr (PSDB-BA), para quem os debates forçam a comparação.

Com Álvaro Dias de vice, Serra joga a toalha
Confirmado o convite a Álvaro Dias para ser vice, o candidato José Serra demonstra que jogou a toalha, desistindo de tentar a vitória. Apesar da atuação marcante, o senador não acrescenta um só voto à chapa, até porque sua região de influência é a única onde Serra lidera as pesquisas. E a “chapa pura” afasta da campanha, pela frustração, partidos aliados como DEM, PR e PTB, que pretendiam a indicação.

Gol de mão
Serra chegou à campanha como a França à Copa: virou candidato com gol de mão, ao inviabilizar prévias no PSDB para barrar Aécio Neves.

Esta já era
Como a França na Copa, o PSDB inicia a campanha com o espírito derrotado, brigas na aliança e já olhando para a disputa de 2014.

Competência
Pragmático no jogo político, Lula articulou um vice no PMDB porque Miguel Temer, o escolhido, é de São Paulo, reduto tucano e de Serra.

Incompetência
Ao contrário de Lula, Serra não buscou seu vice em região com grande eleitorado, como o Nordeste, que é reduto da chapa petista.

Morto ‘aparece’…
O juiz Marcos Martins de Siqueira, da 3ª Vara Cível de Várzea Grande, foi notificado a explicar à Corregedoria de Justiça de Mato Grosso por que autorizou uma pessoa morta a pagar uma dívida milionária. Em janeiro passado, foi homologado o acordo em que o empresário Olympio José Alves, falecido em 2005, foi à audiência e aceitou pagar uma dívida de R$ 8 milhões à empresa Rio Pardo Agro Florestal.

Borracharia Senado
A frota zero de Suas Excelências contam com 54 mecânicos, sendo 10 lavadores de carros. O contrato com a terceirizada acaba em outubro.

Outro hino
Chama-se “Deutschlandlied” o hino da Alemanha. “Deutschland über alles”, que está primeira estrofe do hino, era da época nazista.

Bonito na ONU
Lula relutou em liberar dinheiro para vitimas da tragédia em Alagoas e Pernambuco, mas doou US$ 900 mil a refugiados internos do Sri-Lanka.

Papel moído
O Jornal da Câmara não publicou uma linha da greve de fome dos deputados federais petistas Domingos Dutra e Manoel da Conceição, contra o conchavo PT-PMDB do Maranhão. De tão magros, “sumiram”.

Efeito retardado
A candidata Dilma mudou “o cara”: Lula desiste de uma exibição internacional – o G-20, no Canadá – para “acompanhar” a enchente no Nordeste. Conversa mole. Ele apenas sobrevoou áreas atingidas.

A jato
Para a Anac, a agência que regula a aviação civil, a quase colisão de um avião da TAM com outro no ar, na noite de quinta, não aconteceu até ontem. O site só tem notícia da semana passada. Boa, para variar.

BBB da cadeia
O equipamento que grava conversas de advogados e clientes foi retirado do presídio de Campo Grande (MS), após vistoria da OAB e do juiz federal Dalton Kita. A Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público investigam supostos “grampos”, incluindo cenas íntimas.  

Viva Miranda
A Justiça de Tocantins acabou com a farra ilegal de batizar prédio público com nomes de pessoas vivas. O terminal rodoviário José Edmar Brito Miranda, pai do governador cassado Marcelo Miranda, e o centro de treinamento Eurico Miranda, em Porto Nacional, já eram.

Férias acumuladas
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), que assumiu em março e já sai de férias em julho por cinco dias, alega que era secretária-executiva desde maio de 2008 e que sempre abriu mão de suas folgas.

Contagioso
O presidente Nicolas Sarkozy virou alvo da fúria da oposição e da imprensa por mudar a agenda para receber a derrotada Seleção “bleu”, quando o país ferve com a reforma da Previdência. Esses franceses…

Gol contra
Sobra dinheiro, mas o governo poderia ter poupado uns trocados para os brasileiros alagados no Nordeste, cancelando as piruetas da Esquadrilha da Fumaça, no Rio, ontem, após o 0x0 com Portugal.

Pergunta sem placa
Em que dia Lula vai inaugurar a prancheta do projeto da pedra fundamental?

Assuntos desta notícia

Join the Conversation