X

Dinheiro, resultado de foco, organização e disciplina

O dinheiro é a mola do  mundo e continua,  maior parte das vezes, sempre escasso na vida da maioria das pessoas, em razão da ausência de três fatores básicos: Foco, Organização, Disciplina. Essa falta de recurso financeiro é gerada pela ausência de objetivos, principalmente em relação ao dinheiro. O que as pessoas não sabem é que o dinheiro é vida, pois muitos passam a maior parte trabalhando para ganhá-lo e, ao final, não respeitam aquilo que ganham e tratam o dinheiro como, apenas, um pedaço de papel, sem considerar seu valor monetário.

Hoje, no Brasil, pesquisas mostram que o brasileiro moderno está cada dia mais dependente de empréstimos e de cartões de crédito para pagar suas contas. Isso ocorre porque as pessoas não sabem aonde querem chegar. Para tanta gente qualquer caminho que conduza à satisfação de um prazer imediato de consumir algo que não é, muitas vezes, necessário. Os gastos necessitam ser planejados. Por isso mesmo, trataremos dos pontos essenciais no gasto do dinehiro.

Foco – A falta de foco em estabelecer os caminhos a seguir é fator fundamental para que se obtenha resultado positivo, no que diz respeito ao dinheiro. No livro Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva, Djalma Pinho Rebouças de Oliveira, diz que: “se as empresas que querem evoluir devem entrar em uma nova fase, a capacidade de traçar objetivos bem definidos, devem começar pela vida das pessoas”.

O que se observa, no mundo atual, é que as pessoas vivem fazendo compromissos e dificilmente conseguem cumpri-los. Carlos Alberto Júlio, um especialista financeiro, enfatiza no livro Arte da Estratégia, haver quatro áreas da vida, quais sejam: a) “Pessoa; b) Familiar; c) Trabalho; d) Dinheiro. Ter uma vida plena é o desejo de muitos brasileiros, mas, infelizmente, muitos ficam apenass no desejo e pecam em outro ingrediente fundamental: a Organização.

Organização – Muitos confundem organização com administração. Organização é um princípio da administração. A organização é um conjunto de recursos alocados, incluindo pessoas, e ordenados que tenham como propósitos atingir objetivos e metas. Idalberto Chiavenato,outro grande especialista em administração financeira, afirma que, organização é o ato de organizar, estruturar e integrar recursos para atingir objetivos.

Sendo assim, para que as pessoas obtenham resultados satisfatórios, financeiramente, é necessário organização na vida. É necessário que contas mensais sejam definidas. Criar um orçamento nada mais é que organizar as despesas pessoais e fazer com que elas façam parte dos objetivos. Gastar menos do que se ganha é parte fundamental para uma boa saúde financeira.

O autor de Segredos de quem dinheiro, Gustavo Cerbasi, diz que: “ao organizar os gastos você passa a controlá-los. Além da organização também é necessário mais um ingrediente, a Disciplina.

Fazer o orçamento pessoal, durante meses, e segui-lo é disciplina, assim como também, prometer reduzir os gastos que não fazem sentido também é disciplina. Ainda segundo Gustavo Cerbasi: “para que possamos seguir um plano de investimentos precisamos de disciplina”.

Disciplina – A disciplina é fator preponderante para que planos sejam colocados em prática. Pesquisas mostram que a cada cem pessoas, somente dez conseguem planejar, mas somente duas conseguem colocar seus planos em prática. Infelizmente muitos conseguem estabelecer planos, organizar as contas, mas falta disciplina em colocar os planos em ação e segui-los, por isso a grande maioria das pessoas continuam pobres.

A disciplina precisa permear todas as ações de planejamento financeiro e administrativo, sem exceção, as decisões. Se você decide algo e não cumpre, é falta de disciplina. Assim, quando decidir algo, simplesmente cumpra realmente o que você decidiu. O sucesso na vida de muitos, deu-se porque certamente essas pes-soas são disciplinadas.

Para finalizar, Disciplina, Foco e Organização são o que as pessoas precisam para uma vida de sucesso financeiro. Mas esse tripé do sucesso não serve, apenas, para isso, mas em todas as áreas da vida. Pessoas de sucesso conseguem ter foco em tudo que decidem fazer, porque acham que o planejado é realmente importante para suas vidas. A Organização precisa andar de mãos dadas com o Foco para que possa alocar todos os recursos que são necessários para atingir objetivos. Por fim, a Disciplina é o impulso final para tornar aspirações em realidade. É dela que a humanidade precisa para que haja mudança na vida financeira e, com isso gerar, uma mudança significativa e alcançar uma vida plena e abundante.

* Leonardo Lessa de Medeiros é administrador Empresarial/Financeiro e Consultor do Sebrae/Acre.

 

 

 

 

 

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: