Rio Branco e Nauás vão para a decisão com uma dúvida cada

Os dois clubes mais antigos, entre os Federados, Rio Branco FC (inaugurado em 1919) e o Náuas EC (inaugurado em 1923) estarão disputando o título do Campeonato Estadual de Futebol Profissional neste domingo, a partir das 18h, no estádio Arena da Floresta. A expectativa é para recorde de público no último jogo da decisão.
Rio-Branco-e-Nauas
Cada uma das equipes leva uma dúvida para definir apenas nos vestiários do Arena. No Náuas é o substituto do zagueiro Flávio, cumprindo suspensão, que pode ser Gato ou Neto Manaus. Pelo Estrelão a dúvida é para quem entra no lugar de Ivan na lateral esquerda, também cumprindo suspensão. Na disputa está Ananias e Esquerdinha.

Apesar de ter treinado apenas 25 minutos, mesmo assim apenas no sábado pela manhã, a preferência do técnico Tiago Nunes é pelo lateral Ananias. “A tendência é pela experiência de Ananias, mas Esquerdinha está pronto para entrar se for preciso”, avalia. Enquanto Esquerdinha treinava, Ananias reforçava o tratamento com Lucas e Minuano, tudo pela recuperação.

Tiago Nunes ressaltou que a preleção realizada foi voltada muito mais para o controle emocional e o restante “foi uma conseqüência do trabalho realizado nos últimos quatro meses, a repetição na mecânica dentro de campo”. E acrescentou: “Foi nosso último treino juntos, afinal amanhã (hoje) é a final e na segunda-feira somente a série C”, lembrou Tiago.

Se a palavra chave no treino do Estrelão foi emocional, em Cruzeiro do Sul, o técnico Neneca também não fugiu do tema. Durante a semana o técnico ressaltou para a importância de seus jogadores terem “controle emocional” e entrarem focados para a decisão. Nos primeiros 90 minutos, Neneca lembrou do cansaço da viagem para o primeiro tempo “sonolento” de seus comandados, por isso mesmo mudou a programação, realizando o treino de apronto ainda no estádio Japiim.

Apesar dos 86 anos de existência, próximo dos 87, o Náuas só tem três temporadas no profissional e pode se tornar a segunda equipe do interior a conquistar o título do Estadual Acreano, isso nos 63 anos da existência da competição sob a tutela da Federação de Futebol do Acre, que antes existia sob a “insígnia” de Liga de Futebol. Porém será a primeira equipe da região do Juruá a poder gritar campeão.

No entanto a tarefa do Náuas é das mais complicadas, pois precisa vencer um adversário que vem de 10 vitórias consecutivas, das 11 asseguradas no Estadual. Isso para levar para a prorrogação, onde precisaria vencer novamente ou empatar e levar a definição do campeão para a cobrança de penalidades, ou seja, uma loteria.

O Rio Branco não iria estranhar em conquistar mais um título, pois para isso precisou montar uma sala de galeria de troféus. Quando da disputa da Liga, o Estrelão levantou 14 vezes o troféu de campeão, repetindo novamente o gesto em 25 ocasiões sob a tutela da Federação de Futebol do Acre. Recentemente assegurou o inédito tetracampeonato 2002/03/04/05.

No início da disputa entre as duas equipes, muito se falou sobre o confronto entre a melhor defesa, contra o melhor ataque. Levou a melhor o melhor ataque do Estrelão, assinalando 5 a 3, quase o mesmo número de gols que o Náuas havia tomado em todo o Campeonato: 6, agora subiu para 11. O ataque do Rio Branco marcou no total 39 vezes, sendo que 14 delas foram com o artilheiro Juliano César. Lembrando que o atacante tem todas as possibilidades de terminar pela 6ª vez artilheiro do Acreano.

Anselmo – A mídia esportiva e em geral reverenciou durante a semana a mais nova estrela do futebol acreano, o meia Anselmo. Com dois gols na primeira decisão, sendo um deles de PLACA, Anselmo deixou de ser uma promessa para se tornar um dos mais queridos da torcida riobranquense. “Não sinto a pressão que essa semana foi para mim, pois sei bem o que tenho que fazer e estou tranqüilo”, fala com a voz da experiência, apesar dos seus 20 anos.

O jogador vive a expectativa de conquistar seu primeiro título no profissional. As duas únicas vezes que esteve num grupo vencedor foi no Juvenil, quando defendia o AC Juventus. “Claro que sei da responsabilidade e da importância que este jogo terá para todos nós (jogadores), mas estamos confiantes”, disse o jogador que iniciou a temporada com o técnico Tiago atuando como volante. “Primeiro coloquei ele como volante para ter a noção como os outros correm por ele quando se perde a bola. Agora acredito que está preparado”, avalia Tiago.

Sorteio I – Todos os torcedores que estiveram no estádio Arena da Floresta, desde o início da promoção da Sundown, estarão concorrendo a uma moto 0km. A parceria é do Governo do Estado, Federação de Futebol do Acre, Associação dos Cronistas Esportivos do Acre e da própria Sundown, numa forma de prestigiar os expectadores. Além da moto, a direção do Arena estará sorteando 10 ingressos para o primeiro jogo do Rio Branco FC na série C de 2010.

Sorteio II – Também encerra nesta segunda-feira a parceria Jornal A GAZETA/Gtur Viagens. Os cupons depositados na urna no Jornal A Gazeta, até a segunda-feira, às 17h, estarão participando do prêmio, uma passagem de ida ou de volta para qualquer lugar do Brasil. Além da passagem, também será sorteada uma blusa para torcer pelo Brasil na Copa, parceria com a Casa da Sogra da Estação Experimental. O sorteio será ao vivo dentro do programa TV5 Esportes, na terça-feira, apresentado por Alberto Casas.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation