X

Abraço ao Lago do Amapá, neste sábado

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, será realizado neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, o abraço ao lago do Amapá. Alunos da Escola Estadual Ruy Azevedo, comunidade e técnicos ambientais pretendem se unir para representar a sua luta pela preservação do lago. O evento cultural tem como intuito contribuir com a sustentabilidade do estado, envolvendo dessa forma a comunidade local.

 A sensibilização quanto ao mês mundial do meio ambiente é retratada através do manifesto da importância desse recurso natural. O lago do Amapá  está incluso em uma Área de Proteção (APA) Lago do Amapá, reflexo também do engajamento dos moradores, pois o movimento teve origem numa solicitação da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Estrada do Amapá (Amprea), que alegava a preocupação com a prática de pesca predatória e sobre os desmatamentos que estavam ocorrendo na ilha do lago. 

Atualmente, a gestão dessa unidade de conservação é feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema, que iniciou um processo de sistematização e rearticulação das atividades do conselho gestor da APA. “A comunidade tem participado das reuniões do conselho, discutindo as ações relevantes para gestão, inclusive recentemente foi concluída a primeira fase do plano de gestão, que foi feito com os moradores e apoio da consultoria da SOS Amazônia”, explica a técnica do departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade da Sema, Jakeline Pinheiro.  (Assessoria Sismat)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: