CES realiza cerimônia de posse para os novos conselheiros de saúde

Conselho é o órgão máximo de representação social e é quem discute e delibera políticas públicas para a saúde no estado
Sade

O Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES-AC) realizou na última sexta-feira, 11, a cerimônia de posse dos novos conselheiros de Saúde eleitos para o biênio de 2010/2012. A solenidade foi realizada no Memorial dos Autonomistas, com a presença do presidente do CES-AC e também secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil, o vice-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosemes), Raimundo Costa, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Manoel Bezerra Neto, e o vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Pascoal Torres Muniz.

A solenidade de posse iniciou com a execução do hino acreano e, em seguida, cada integrante da mesa fez uma breve fala sobre a importância do Conselho para o desenvolvimento das ações de saúde. Em seqüência foi lido o decreto com o nome dos conselheiros e suplentes para os dois anos de mandato. A assinatura do termo de pose iniciou pelo presidente do Conselho e depois os conselheiros e suplentes.

“Faço questão de participar de todas as ações do conselho. Esse é o terceiro conselho formado nesta gestão com foco na melhoria da qualidade de vida das crianças e das comunidades. Já tivemos grandes avanços na política de saúde de nosso estado, como o Pro-Acre que garante saúde e educação às populações que moram em locais de difícil acesso. Portanto, podemos dizer que temos quantidade com qualidade”, ressalta o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Osvaldo Leal.

Foram empossados 24 entidades e instituições que compõem o CES, sendo eles 12 representantes por usuários, 6 trabalhadores e 6 gestores (prestadores de saúde). O primeiro a fazer a assinatura do termo de posse do CES foi o presidente, o médico Osvaldo Leal, e em seguida os conselheiros empossados.

“O conselho vai acompanhar a execução do Plano Estadual de Saúde e nós somos na verdade um grande parceiro da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O colegiado do CES cumpriu todos os ritos e normas correspondentes para a realização das eleições, agora os novos conselheiros têm a responsabilidade de propôr, acompanhar, orientar e fiscalizar todas as ações da política de saúde no estado”, afirma a Secretária Executiva do Conselho, Zilmar Cândido.

Realizadas em maio, as eleições para a escolha dos novos conselheiros foi bastante disputada. Participaram sindicatos, associações, igrejas, instituto de ensino e órgãos ligados à saúde estadual.

Uma das cadeiras de representação dos usuários foi para o Presidente da Associação dos Portadores de Hepatite no Acre, Solene Matos. “Vamos trabalhar sempre visando o bom atendimento nas unidades. Sabemos que a saúde é uma área complexa. Reconhecemos que melhorou muito nos últimos anos o atendimento e a estrutura no Acre, e a tendência é melhorar ainda mais. Por isso estamos no conselho, para ajudar a melhorar o sistema, a fiscalizar. Nós somos parceiros do Governo, porque estamos na ponta e vamos ajudar na prestação do melhor serviço para a população”. ( Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation