Desemprego deve ficar no menor nível da história em 2010, diz BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou nesta quarta-feira (30), por ocasião da divulgação do relatório de inflação do segundo trimestre deste ano, que a taxa de desemprego média de 2010 deve ficar em torno de 7%.

Se confirmado, será o menor valor da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em outubro de 2001. O diretor lembrou que, em 2007, o desemprego médio foi de 9,7%, recuando para 7,9% em 2008, e tendo pequena elevação para 8,1% em 2009.

A expectativa do governo federal é de que sejam criados mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada em 2010, também recorde histórico. A geração de empregos é fruto do forte ritmo de crescimento da economia brasileira neste ano, estimado pelo BC em 7,3%.

“A evolução dos indicadores do mercado de trabalho segue compatível com o dinamismo da atividade econômica, registrando-se recuo na taxa de desemprego e melhora qualitativa na geração de postos de trabalho, expressa pela substituição de empregos informais por postos com carteira assinada”, informou o BC no relatório de inflação.  (G1)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation