19 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Detran divulga balanço do segundo ano da Lei Seca no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/06/2010 - 17:49
Manda no zap!CompartilharTuitar

Com a finalidade de estabelecer alcoolemia 0 (zero) e impor penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influência do álcool é que a Lei 11.705/2008 vem provocando mudanças de hábitos da população brasileira.

O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos foi proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Através da alteração do Código de Trânsito Brasileiro pela Lei, o artigo 276 passou a vigorar com a seguinte redação: “Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no artigo 165 do CTB”.

Quem dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência comete uma infração gravíssima, o valor da multa é de R$ 957,70. O motorista infrator tem também suspenso o direito de dirigir por 12 meses, além de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

Após dois anos de vigência, os efeitos da Lei Seca no Acre apontam uma diminuição bastante considerável de ocorrências envolvendo esse tipo de infração. O índice comparativo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa e Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levou em consideração o primeiro quadrimestre, a cada 10 mil veículos.

Atualmente, na capital circulam mais de 102 mil veículos. No Acre, são 143 mil. As estatísticas revelam que as vítimas fatais de acidentes de trânsito, em Rio Branco, reduziram 19,48%, de 2008 para 2009. Em 2010, a diminuição foi maior ainda: 38,71%. No Estado a redução foi de 26,32% de 2008 para 2009, e em 2010 -11,43%.

No que se refere ao total de acidentes na capital, de 2008 para 2009 (-13,31). Em 2010, a queda foi de 15,24%. No Acre, de 2008 para 2009, (-13,22) e em 2010 (-1,76).   

Segundo o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, essa redução deve-se às intensas campanhas de conscientização dos condutores e às fiscalizações de trânsito mais rigorosas com a utilização dos bafômetros que visa coibir a associação danosa de álcool ao volante. (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

GAZETA Estilo esteve na São Paulo Fashion Week e antecipa suas escolhas para o verão 2011

Próxima Notícia

A ideologia racista entra em campo

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Geral

Estudante do Ifac tira 980 na Redação e supera os 926 pontos em Matemática no Enem

19/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Campanha ‘Natal de Prêmios da ACISA’ que sorteia iPhones, motos e caminhões de prêmios termina nesta terça

19/01/2026
Alysson afirma que não pretende trocar de sigla, mesmo indo contra a escolha de seu partido para disputar o governo do estado. Foto: Anne Nascimento
3º destaque

Diga a todos que fico! Mesmo apoiando pré-candidatura de Bocalom, Alysson afirma que não sairá do Progressistas

19/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

MP apura fechamento de escola municipal no Acre e pede suspensão da transferência de alunos

19/01/2026
Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica — Foto: Adobe Stock
Destaques Cotidiano

Veja desempenho dos cursos de Medicina no Acre em avaliação nacional do MEC

19/01/2026
Foto: Arquivo Pessoal
5º destaque

Aluno de escola militar no Acre surpreende na estreia do Enem e tira 960 na redação

19/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

A ideologia racista entra em campo

Rede Bob´s inaugura mega loja em Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre