X

Engenheiros realizam Fórum para debater rumos na Amazônia

Com o tema “Engenharia e Meio Ambiente no Processo de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul Americana”, a Organização Não-Governamental Engenheiros Solidários e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realizam de 24 de maio a 6 de junho a segunda edição do Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável.

O primeiro foi realizado em 2007 e reuniu representantes de todos os estados brasileiros na programação que começou no Acre onde foi realizada uma visita técnica a BR-364, passou pelo Peru, com viagem através da Estrada do Pacífico e terminou em Rio Branco onde foram realizados os debates temáticos.

Tanto na primeira quanto nesta edição o evento tem como presidente de honra o engenheiro florestal Jorge Viana, ex-governador do Acre.
Desta vez, o evento começa no Peru e terá também a participação de representantes de outros cinco países: Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Equador, além de representantes da Engenharia de todo o Brasil.

O presidente da organização não governamental, engenheiro Tião Fonseca, organizador e idealizador do evento, disse que a iniciativa nasceu da necessidade de discutir o crescimento socioeconômico da Amazônia aliado à preservação ambiental da região. “Precisamos fazer um esforço coletivo para encontrar alternativas que tornem viável o desenvolvimento da Amazônia Sul-Americana sem que essa riqueza vire fumaça”, disse.

Segundo ele ainda, esse debate é fundamental, pois não é possível pensar em preservar a Amazônia se os 30 milhões de habitantes locais não forem incluídos num projeto que lhes dê condições de viverem bem mantendo a floresta em pé.

Nesse contexto, o fórum terá ciclo de palestras que reunirá, além de lideranças locais, diversas autoridades, como o deputado federal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), os ex-ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, o senador Tião Viana (PT-AC) e o ex-governador do Acre e presidente de honra do evento, Jorge Viana. Ainda entre os expositores, o diretor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), José Roberto Cardoso, e o professor da UFF (Universidade Federal Fluminense) Marco Aurélio Cabral Pinto, ambos consultores do “Cresce Brasil”; o teólogo e filósofo Leonardo Boff; os presidentes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Marco Antonio Raupp, e do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Marcos Túlio de Melo.

Shows com João Donato e Sérgio Souto abrilhantam o evento – Para a abertura do Ciclo de Palestras do Fórum, foi convidado o cantor acreano Sérgio Souto que se apresenta no dia 2 de maio no Teatrão. Para o encerramento, no dia 3 de maio, acontece show com o também acreano, João Donato, pela primeira vez no palco do Teatro Plácido de Castro. Junto com ele, as cantoras acreanas Verônica Padrão, Yvana Pacìfico e Iana Sarquis, interpretam grandes sucessos de sua autoria. (Assessoria)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: