Falha humana deixa parte de Rio Branco sem energia

Um erro cometido por servidores da Eletrobras Distribuição Acre deixou significativa parcela da população rio-branquense sem energia por toda a manhã de ontem. A falha aconteceu durante o religamento de um transformador recém-adquirido pela empresa para, segundo ela, aperfeiçoar e aumentar a capacidade de distribuição elétrica na Capital. Mas a primeira tentativa não foi bem-sucedida.
Apagao
Para instalar o novo transformador, a Eletrobras precisou interromper o fornecimento de energia entre às 4h e 6h da manhã a partir da Subestação Tangará. Ao religar os aparelhos foi cometido algum erro que provocou um curto circuito nos cabos de força, que, imediatamente, deixou parte da cidade sem luz. Segundo alguns moradores de bairros próximos à estação, um grande estrondo foi ouvido na hora do acidente.

Mesmo com a grande potência de energia não houve vítimas. Entre os bairros atingidos está Tangará, Nova Estação, Isaura Parente, Palheiral, Calafate, Universitário, Tucumã e outros. Até mesmo a região da Fundação Hospitalar do Acre foi afetada, mas uma linha de emergência garantiu o fornecimento de energia. O aeroporto não foi afetado. A ETA (Estação de Tratamento de Água), porém, teve a energia interrompida. 

Sem energia, os semáforos ficaram apagados, deixando o trânsito uma verdadeira balburdia, exigindo dos motoristas cautela na hora dos cruzamentos. Rio Branco tem 20 alimentadores que garantem a distribuição de eletricidade para os consumidores. Até às 11h de ontem, apenas quatro estavam fora de operação.  A falha não provocou danos ao novo transformador.

De acordo com Celso Mateus, assistente do diretor-presidente da Eletrobras, o equipamento vai garantir uma eficiência de até 25% na distribuição de energia para aquela região da Capital. Mateus afirma também que as causas da falha serão investigadas com mais precisão.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation