Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério Público do Acre lança Manual do Controle Externo da Atividade Policial

Acontece às 8h deste sábado, 26, na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Acre (Fempac), o lançamento do Manual do Controle Externo da Atividade Policial. A publicação, de caráter nacional, é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Estado (CNPG).
Controle-externo
O Manual, de cerca de 100 páginas, traz diretrizes, estratégias e sugestões de ações para o controle externo da atividade policial, com o objetivo de fomentar e uniformizar o exercício dessa função pelos membros do Ministério Público em âmbito nacional.

Segundo a procuradora-geral de Justiça Adjunta, procuradora Patrícia Rêgo, o Manual vai orientar as ações de controle externo da atividade policial em todas as Promotorias de Justiça do Estado.

De acordo com o presidente da Escola Superior do MPE, procurador Danilo Lovisaro, na prática o Manual vai fornecer orientações mais detalhadas acerca dos procedimentos envolvendo a atividade policial, inclusive visitas e inspeções.

No caso do Acre, apenas acerca de um ano e meio, é que esse controle passou a contar com uma Promotoria específica, tendo como titular o promotor de Justiça Dayan Albuquerque.

Lovisaro também acredita que a aplicação do Ma-nual vai melhorar e aperfeiçoar o trabalho e o produto que são oferecidos pela Polícia Judiciária, sobretudo os inquéritos policiais, atualmente motivos de muitas queixas na fase da instrução criminal.

Um exemplo recente é o inquérito que apura a morte de uma estudante durante uma blitz de trânsito. A audiência de instrução teve que ser suspensa em virtude das muitas falhas existentes na colheita das provas.

 

Sair da versão mobile