X

Prefeitura concorre a prêmio em Dubai para melhores práticas em gestão

A Prefeitura de Rio Branco recebeu ontem, 28, a certificação do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local e o bônus de R$ 25 mil pelo projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães. A entrega do certificado aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, no Bosque. A solenidade contou com a presença do prefeito Raimundo Angelim, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Aurélio Cruz; secretários e assessores municipais.

O prêmio, baseado no Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais (Best Practices and Local Leadership Programme), da Organização das Nações Unidas (ONU/Habitat), tem a finalidade de identificar, documentar, premiar e disseminar as melhores práticas de gestão local desenvolvidas em parceria com a Caixa Econômica Federal. A idéia é identificar projetos que dão certo na prática e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.

Na edição de 2009, foram inscritos, ao todo, 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, foram premiados 10 das áreas de habitação, gestão ambiental e desenvolvimento social, e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição. As melhores práticas receberam troféu, certificado e patrocínio de R$ 25 mil para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.

Na região Norte apenas Acre e Tocantins disputavam a pre-miação. O projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães de Rio Branco foi escolhido e será um dos representantes do Brasil no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas em Gestão Local no final do ano.

O prefeito Raimundo Angelim destacou os investimentos que foram aplicados na reestruturação do bairro Mocinha Magalhães, ressaltando os parceiros. “Nossa gestão está baseada em três princípios, que são as parcerias, o planejamento e a participação popular. A gestão compartilhada, com a participação da sociedade nos permitiu transformar a realidade de um bairro antes relegado ao esquecimento e que hoje é referência de urbanização e infra-estrutura não só para o nosso estado, mas para o país e agora para o mundo”, frisou Angelim. “Este prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe  da prefeitura e é o que nos impulsiona para continuar fazendo mais e mais por nossa cidade”, finalizou.

Projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães
O bairro Mocinha Magalhães foi selecionado para a implantação do projeto, por sua elevada carência de infra-estrutura básica e a ocupação de áreas inadequadas para habitação. Para alcançar os objetivos, o projeto contou com equipes de trabalho social responsáveis pela mobilização e participação da comunidade no projeto. Hoje o bairro está urbanizado, toda a infra-estrutura pronta, com abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação, drenagem pluvial, pavimentação de ruas, construção de calçadas, praças, quadras de esportes, parques, recuperação da mata ci-liar.  (Ascom PMRB)

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: