Prefeitura inaugura nova sede da Semeia e entrega recursos

A nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) foi inaugurada na tarde da última sexta-feira, no horto florestal. Na oportunidade também foram entregues os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) do ano passado aos beneficiados, bem como o lançamento do edital 2010.
Semeia-nova-sede
 O novo ambiente foi construído com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais bem como projeto arquitetônico ecologicamente correto. O prédio dispõe de janelas amplas que permite a boa iluminação natural além da contemplação da vegetação do Horto Florestal.

 Na oportunidade estiveram presente o prefeito de Rio Branco em exercício, vereador Juracy Nogueira, secretário Municipal de Meio Ambiente, Artur Leite, secretário de Planejamento do Município, Evandro Rosas e a presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). Além de lideranças comunitárias que foram atendidas pelos projetos da instituição.

 Para a construção da nova sede da Semeia, foram contratados R$ 350.193,80 fruto de uma parceria do governo do Estado com a prefeitura de Rio Branco. O recurso da obra é de origem do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre.

 “Agora temos um ambiente onde podemos oferecer condições adequadas de trabalho para os nossos funcionários. É uma equipe competente e com uma missão muito importante, então era mais do que necessário que aquela ruína fosse demolida para que esse ambiente fosse apresentado para esses agentes,” aponta o secretário de meio ambiente, Arthur Leite.

 O termo de cooperação firmado entre o Imac e a Semeia tem como objetivo estabelecer as condições para a descentralização do licenciamento das atividades de impacto local. Além disso, o termo possibilita a aquisição de veículos, computadores, estrutura física, sistema operacional e capacitação para os servidores da Semeia.

 “Por meio desse convênio esse equipe poderá agregar esforços para junto com o Imac combater os impactos ambientais, fortalecendo a gestão ambiental municipal. E a partir de agora, a Semeia poderá na Capital realizar licenciamento para atividades como: postos de lavagem de veículos, transporte de resíduos da construção civil e outros. Tudo isso envolvendo a comunidade nesse trabalho de grande importância para todos”, pontua a presidente do Imac, Cleísa Brasil.

 Durante a solenidade de inauguração o secretário Artur Leite, também apresentou o edital de apoio a pequenos projetos de meio ambiente, por meio do FMMA. Os recursos do edital são oriundos da arrecadação municipal por multa em decorrência a descumprimento as leis ambientais fiscalizadas pela Semeia.

 “A finalidade é envolver escolas, igrejas, grupo comunitários, organizações não governamentais de Rio Branco que trabalham ou que pretendem desenvolver ações nas áreas de conservação ambiental, educação ambiental e controle ambiental. Estamos pedindo que a comunidade se envolva e nos ajude a gastar esse dinheiro, investido no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas”, pontua Artur.

 Os beneficiários do Edital 2009, foram a Casa Garatuja, o projeto de revitalização do Igapó na APA Irineu Serra e projeto Cobra Grande. Os projetos para 2010 devem ser encaminhados ao gabinete da Semeia até o dia 06 de agosto desse ano. (Ascom PMRB)

 

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation