26 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sargento da PM é preso acusado de facilitar entrada de contrabando

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
24/06/2010 - 03:07
Manda no zap!CompartilharTuitar

Um sargento da Polícia Militar, que prestava serviços no posto de fiscalização do trevo de Senador Guiomard, está preso desde ontem (23) sob suspeita de facilitar a entrada no Acre de cigarro contrabandeado da Bolívia. A prisão é fruto da Operação ‘Pista Livre’ que desbaratou numa única ação quatro quadrilhas que atuavam nos municípios de Rio Branco e Plácido de Castro.
Passe-livre
Cerca de 47 policiais participaram da operação. Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva – 9 na Capital e 2 em Plácido de Castro – e 9 de busca e apreensão. O trabalho resultou ainda na apreensão de 919 pacotes de cigarro.

De acordo com o superintendente Regional da Polícia Federal no Acre, delegado José Carlos Chalmers Calazane, a operação é o resultado do trabalho de investigação realizado no Estado há vários meses. Já no período de investigação foram apreendidos 6.450 pacotes de cigarros, quatro veículos e realizadas 5 prisões em flagrante.

A Operação ‘Pista Livre’ foi coordenada pelo chefe do Departamento de Polícia Fazendária da PF no Acre, delegado Agnaldo Mendonça. Segundo ele, as denúncias são de corrupção, contrabando, facilitação de contrabando e formação de quadrilha.

Pelo que foi apurado no período de investigação, cada membro da quadrilha atuava de uma forma, cabendo ao policial militar a função de evitar a prisão em flagrante dos responsáveis pelo transporte do cigarro. Existem indícios de que ele ligava para os líderes de cada grupo informando quando a polícia estava na estrada. Era em virtude da ação dele que os transportadores da mercadoria conseguiam chegar a seus destinos sem serem incomodados.

O cigarro era adquirido na Bolívia e entrava no Estado geralmente através do município de Plácido de Castro. O município de Acrelândia era utilizado como rota alternativa, passando por Senador Guiomard até chegar à Capital. Toda a rota era monitorada pelo policial militar, a quem cabia fornecer os dias e horários que os policiais estariam nas barreiras.

A mercadoria era geralmente transportada em carros particulares, mediante pagamento. Os verdadeiros financiadores do negócio não precisavam cruzar a fronteira para comprar o cigarro, eles geralmente recebiam o produto já do lado brasileiro.

Todos os integrantes das quadrilhas presos durante a operação foram interrogados na sede da Polícia Federal, na manhã de ontem, e encaminhados ao presídio estadual, onde aguardarão julgamentos. Já o policial militar está detido no quartel da PM. Duas mulheres foram identificadas entre os membros das quadrilhas, uma delas ainda estava sendo procurada até à tarde de ontem.

Conselho de Disciplina vai decidir destino de PM
Além da responsabilidade penal que será submetido em virtude dos crimes de corrupção, facilitação de contrabando e formação de quadrilha, o sargento PM também será submetido a um Conselho de Disciplina, no âmbito militar.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O comandante da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Romário Célio, disse ontem lamentar o episódio, mas assegurou que se trata de fato isolado e que todas as providências cabíveis serão adotadas. A formação do Conselho de Sentença dependente da cópia do Inquérito Policial que será remetido pela PF.

Romário Célio informou ainda que o Serviço Reservado da PM e o Departamento de Inteligência da Polícia Civil atuaram como parceiros durante o período de investigação. Caberá ao Conselho Disciplinar decidir se o PM acusado será ou não afastado das suas funções.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aleac quer a regularização de diplomas de médicos formados no exterior

Próxima Notícia

Gazetinhas 24/06/2010

Mais Notícias

Foto: Ilustração/Prefeitura de Osasco
5º destaque

Cruzeiro do Sul regulamenta transporte de passageiros por aplicativo em motos

26/08/2025
Ifac abre seleção para orientador acadêmico, supervisor local e professor no Programa Mulheres Mil
6º destaque

Ifac abre seleção para orientador acadêmico, supervisor local e professor no Programa Mulheres Mil

26/08/2025
Clendes Vilas Boas tenta barrar discurso de ex-presidente da RBTrans na Câmara
3º destaque

Clendes Vilas Boas tenta barrar discurso de ex-presidente da RBTrans na Câmara

26/08/2025
Foto: Anne Nascimento
2º destaque

Bocalom lança Refis 2025 do Saerb com descontos de até 95% e faz apelo: “Ou a população paga, ou vai acabar privatizando”

26/08/2025
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Destaques Cotidiano

Prefeitura atualiza salários e plano de cargos de professores e servidores da educação

26/08/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Ex-presidente da RBTrans diz que servidora sofreu aborto por conta de perseguições no órgão

26/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Gazetinhas 24/06/2010

Parteiras tradicionais poderão ter profissão reconhecida

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre