Tratamento de usuários de drogas é tema de curso em Rio Branco

Capacitar os profissionais que atuam nas entidades que tratam de dependentes químicos, policiais civis militares e também servidores da Saúde. Este é o objetivo central do convênio assinado na manhã de ontem, 11, entre o Governo do Estado, através das Secretarias de Segurança (Sesp) e de Saúde, e a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades).
Tratamento-de-usuarios
A partir desta parceria será realizado o curso de Prevenção e Tratamento de Usuários de drogas, entre os dias 14 e 18 de junho no hotel Imperador Galvez em Rio Branco. Com carga horária de 40 horas, o curso é destinado a 50 alunos, com vagas garantidas para 35 pessoas que representam as entidades afiliadas à Cades, que atuam na prevenção e no tratamento dos usuários de drogas, aos policiais militares e civis, servidores do Conselho Tutelar e Núcleo de Atendimento Psicossocial da Sesp e uma vaga destinada ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

De acordo com a representante da Cades, Verônica Loureiro, o diagnóstico da necessidade da formação das profissionais das entidades terapêuticas foi iniciado durante a Semana Nacional Anti-Droga. “Precisamos de uma rede de tratamento mais forte, na qual os profissionais tenham conhecimentos teóricos e formação técnica e sejam multiplicadoras nas escolas e em outras instituições para trabalharmos o assunto”.

A qualificação será ministrada pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas. A secretária de Segurança, Márcia Regina, acredita que a participação de diferentes instituições irá permitir maior conhecimento do processo de uso de drogas, e que os envolvidos possam interagir e entender o trabalho que cada um desenvolve. “Não tenho dúvida de que vai melhorar o trabalho das polícias na identificação, além de fortalecer o programa de prevenção. Com esta parceria a gente avança no trabalho de prevenção e enfrentamento ao uso de drogas”. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation