Petecão garante emenda de mamógrafos para o Acre

O deputado Sérgio Petecão (PMN) garantiu, ontem em Brasília, que vai canalizar recursos através de emenda individual para aquisição de mamógrafos para o Estado do Acre. A declaração se deu em razão de informação oficial do Ministério da Saúde que confirma que dos 7 mamógrafos existentes no Estado do Acre apenas um único está reservado para ser utilizado pelos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).”Pode parecer brincadeira, mas para todo um Estado da Federação existe um único mamógrafo para toda a população”, se surpreendeu o deputado.

Segundo ainda o relatório do Ministério, o mamógrafo existente no Acre realizou no ano de 2009 o número de 4.521 atendimentos. O problema é que segundo dados estatísticos, o esperado para cada mamógrafo é de cerca de 6.750 mamografias/ano. O relatório do ministério da Saúde ainda afirma literalmente-“No caso do Estado do Acre, para fazer o rastreamento populacional para atender 70% da necessidade (o chamado padrão Ouro), teria de ser feitas nada menos que 18.000 mamografias/ano para atender a população alvo,incluindo neste quantitativo as mamografias de diagnóstico.

Os dados,segundo o deputado,são bastante claros quanto à urgência da situação.Para ele,o Ministério da Saúde terminou colocando às claras que,no Acre, o câncer de mama e outras patologias que dependem do mamógrafo para diagnóstico e tratamento estão simplesmente sem qualquer controle.”É trágico,mas é verdade. E expõe a verdadeira situação da saúde no Estado, sem maquiagem ou demagogia”.Face o tempo e as articulações exigidas para a liberação da emenda, o deputado decidiu ainda enviar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando o envio de 5 mamógrafos para o Acre em regime de urgência.”Imagine como deve estar quem precisa deste tipo de exame no Acre.Nem é bom pensar!”.  (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation