Política local 09/07/2010

“A situação do Tião Viana é a mesma de um time goleando e com um gol a favor aos 45 minutos”.

Do empresário Badate, sobre a eleição para governador.

Onça no bebedouro
Numa contabilidade rápida ontem com alguns jornalistas se chegou a 30 nomes de candidatos atingidos pelo projeto “Ficha Limpa” que, poderão ter problemas quando o TRE/AC começar a julgar cada pedido de registro e as consequentes impugnações a serem feitas pelo Ministério Público Federal. Como isso deve acontecer a partir da próxima semana, resta comprar lexotan.

Pura ficção
Quem ligou cedo foi o candidato a deputado Eber Machado (PSDC) para negar que em suas reuniões cita o deputado Luiz Calixto (PSL) como exemplo a ser seguido se for eleito à Aleac.

Lealdade ao projeto
Completou Eber que, se vier ser eleito deputado, ele será leal ao projeto da FPA e que nesta eleição vincula toda a sua campanha no apoio às candidaturas majoritárias da Frente Popular.

Sempre existe
Não conheço uma eleição à Aleac que não se eleja um deputado  que ninguém esperava. Neste pleito, fiquem atentos para o candidato a deputado estadual  Zenildo Vieira (PT).

Raízes em Sena
Zenildo Vieira tem feito acordos importantes em Sena Madureira, Bujari, Capital, tem uma campanha bem estruturada e, nesta batida, disputa com chance uma vaga na coligação do PT.

Grupo da morte
Fala-se que a aliança do PT é o “grupo da morte”. Nem tanto. Mais complicada é a coligação PSDB-PSL com quatro deputados estaduais e que no máximo ficará com três vagas na Aleac.

Vaga segura
E podem descontar dessas possíveis vagas uma para a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB), que deve vir da região de Sena Madureira, com o bornal tendo no mínimo 4 mil votos.

Tudo indica
O MPF está comprando 100 mini-gravadores. Não será surpresa se for para flagrar diálogos entre compradores de votos. Se isso ocorrer será por uma boa causa.

No PTB
O coordenador da campanha da ex-governadora Iolanda Lima (PTB) a deputada, Osmir Lima, conseguiu a adesão à candidatura, do Márcio Pereira (filho do Luis Pereira) e do Paulo Ximenes.

Compromisso futuro
Ambos vão apoiar as candidaturas majoritárias da FPA. E com Márcio Pereira ficou acertado que será o candidato a prefeito de Plácido de Castro em 2012 pelo PTB.

Como é a coisa!
O vereador Cabide (PTC) chamou a segurança da Câmara Municipal para retirar de perto dele um senhor que insistia em lhe pedir uma “ajuda”. Quem te viu, quem te vê, Cabide!

Sem exigência
O PT não está pegando no pé dos seus deputados exigindo fidelidade. Ou o deputado Chico Viga (PT) não teria fechado apoio à reeleição do deputado federal Gladson Cameli (PP).

Importante adesão
Está em curso a adesão pública de uma importante figura de peso da oposição à FPA.

É por aí
O deputado Luiz Tchê (PDT) fazia ontem seus cálculos e chegou à conclusão que, se na coligação puxada pelo PT um candidato a deputado estadual não tiver 5 mil votos, fica fora.

Falando alto
Os deputados Itamar de Sá (PT) e Thaumaturgo Lima (PT) quando forem a Brasiléia fechar acordos políticos devem evitar lugares públicos, pois mosca costuma ter audição apurada.

Transita bem
Mesmo tendo saído do PT, o deputado federal Henrique Afonso (PV) continua com o prestígio político em alta no Juruá, onde aparece bem em todas pesquisas para a Câmara Federal.

Serviço prestado
Essa aceitação é fruto do produtivo trabalho parlamentar naquela região.

Fazendo figuração
O candidato a deputado estadual, Zico Bronzeado (PT), considera desnecessárias e prejudiciais as candidaturas do PCdoB em Brasiléia e Assis Brasil, por não terem chance alguma de vitória.

Bom candidato
Jamais citaria na coluna um candidato como qualificado sem ele ser. Assim, cito o vice-prefeito Eduardo Farias (PCdoB), que disputa uma vaga de deputado estadual, como um bom nome.

Água abaixo
Qualquer plano de industrialização do Acre com a atual estrutura enérgetica ficará apenas num mero protocolo de intenções. Não se move a turbina, um forno de uma indústria, com luz de velas. Por isso antes de se falar em ZPE ou outro qualquer plano industrial para o Estado tem que se resolver a equação da energia. Não há milagre: ou se faz isso ou ficamos na estaca zero. E não sendo feito vamos permanecer protestando e resmungando a cada novo apagão.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation