Política local 30/07/2010

“O senador Tião Viana nos orgulha, é hoje a maior personalidade do Acre na política nacional”.

Deputado Hélder Paiva (PR).

Façam o teste
Ontem de manhã, em uma roda com quatro candidatos a deputado (um petista) se discutia a “força do PT no Acre”. A observação mais lúcida que ouvi foi esta: “a força do PT, como partido, é pífia, está restrita ao prestígio dos irmãos Jorge Viana e Tião Viana. E se alguém duvidar, que tirem os Vianas do partido e tentem lançar sem eles um dos “jurássicos” do PT, Nílson Mourão, Badate, Carioca, Lhé  e companhia ao governo, para ver o fiasco nas urnas”!

Restabelecer a verdade
Se existe um político que mais lutou para tentar resolver a questão energética, no Acre, foi o deputado federal Gladson Cameli (PP).

Porta arrombada
O técnico Tarcísio Plugliesse não deveria ter sido convidado por ter um cartel de perdedor, e agora, o Rio Branco demiti-lo não vai corrigir o erro infantil de sua contratação pela diretoria.

Perdeu a graça
Ano passado, na série “C”, quando o Cabide chegava ao estádio era uma ovação. Agora, como vereador, e candidato à Aleac, sua presença nos jogos é ignorada pela galera. Perdeu a graça.

Mão de ferro
Não apareceu até o momento uma notícia sobre o uso da máquina da PMRB para apoiar candidatos a deputados, porque o prefeito Raimundo Angelim controla com mão de ferro.

Bem que tentaram
Alguns chefetes da PMRB, engraçadinhos, bem que tentaram, mas foram brecados.

Separação conveniente
Não se fala em Sena Madureira em outra coisa a não ser a separação judicial de um dos mais importantes casais políticos do município, por mera conveniência de salvar parte dos bens.

Voto no Pereira
Duduca, polêmico empresário de Sena Madureira, bem sucedido, não precisa de política para viver, é um dos mais ardorosos defensores da candidatura do Geraldo Pereira (PT) à Aleac.

Bem posicionada
Dos vereadores da Capital, candidatos a deputado estadual, a candidatura do vereador Astério Moreira (PRP) é a melhor posicionada, e não será surpresa se eleger-se muito bem votado.

Podem se preparar
Os candidatos a deputados federais da chapa da oposição tratem de correr atrás dos votos porque Antonia Lúcia (PSC) tem uma campanha forte financeiramente e está na disputa.

Superou barreiras
Não ser comunicativo e ter ocupado a desgastada pasta da Finança na PMRB eram entraves à candidatura do Geraldo Pereira (PT) à Aleac, mas, pelo visto superou e está hoje bem na fita.

Nomes favoritos
Geraldo Pereira (PT) e Ermício Sena (PT), entre os candidatos petistas que não têm mandatos, estão entre os favoritos para chegar na Assembléia Legislativa pelas suas sólidas campanhas.

Tudo nos trinques
Este ano, a Expoacre está tão bem organizada que até a distribuição de bebidas aos bares e restaurantes, ruim ano passado, funciona azeitada, comandada pelo Marcelo Moura, da Skol.

Continua numa boa
Cassado por compra de votos, com os bens bloqueados pela Justiça, ainda assim o ex-prefeito Nílson Areal (PR) continua sendo um dos “quindins” da FPA e com seu prestígio intacto no PT.

Conversa fechada
Ontem, de manhã, Areal esteve, entre risadas, reunido no comitê do candidato a deputado federal Leo Brito (PT), na Floresta, junto com o Carioca e o vereador Gabriel Forneck (PT).

Preferência errada
Ontem, um dirigente do PT me explicou a razão do “gelo” no prefeito de Sena Madureira, Wanderley Zaire: “temos uma dívida de gratidão com o Areal e não queremos magoá-lo”.

Metas focadas
Ganhar bem a eleição majoritária em Cruzeiro do Sul e continuar trabalhando para fazer do empresário Zinho Santos (PP) o futuro prefeito daquele município é no que o PT está focado.

Fica pebado
Após ouvir o comentário acima de uma figura da FPA, chega-se à conclusão: ou o prefeito Wagner Sales se engaja para fazer um senador na oposição ou está “pebado” e mal pago.

Comentário na rua
O comentário ontem era de que por conta do impasse do “Ficha Limpa” o ex-deputado José Bestene (PP) tinha desistido de ser candidato à Aleac, daí por não ter sua propaganda na rua.

Lançamentos
Hoje, os candidatos Ronaldo Queiroz (PT), que disputa vaga na Aleac, lança oficialmente sua campanha; e também, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que busca a reeleição.

Candidatura liberada
Por 6×0, baseados num voto extremamente fundamentado do Juiz Marcelo Bassetto, os juízes do TRE/AC votaram ontem a favor da liberação da candidatura do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que tinha tido o indeferimento do registro de sua candidatura pedido pelo MPF. Na verdade isso era esperado, visto que a discussão era em termos de uma multa do TCU, quitada há bastante tempo por Flaviano. Com a decisão apenas e tão somente se fez justiça.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation