X

Mais profissionalismo

A sociedade está atônita, indignada com o caso dessa jovem que, ao sair de uma agência bancária, foi abordada e alvejada com dois tiros por assaltantes. Com este e outros casos semelhantes. A pergunta que se faz é por que não havia um policial nas imediações?

Entende-se que assaltos são ocorrências difíceis de serem combatidas pelo elemento surpresa. Contudo, qualquer manual de segurança pública ou até mesmo o bom senso recomendam que é possível preveni-los ou até mesmo evitá-los com a presença de agentes ou policiais nos locais de maior aglomeração ou onde circulam dinheiro e outros bens cobiçados pelos assaltantes ou suas quadrilhas.

Outro dispositivo básico que se recomenda é a instalação de câmeras nesses locais para monitorar os movimentos e acionar a força policial mais próxima em casos suspeitos ou mesmo durante a ação dos assaltantes.

Somas consideráveis de dinheiro vieram para o Estado para dotar o sistema de segurança de mais recursos técnicos e humanos. Como se reconhece o esforço que se vem fazendo para combater a criminalidade. É de se esperar, entretanto, que sejam aplicados com mais racionalidade e profissionalismo. 

 

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: