Parecia copa do mundo, mas era a final do 4º Grande Desafio

Centenas de estudantes provaram no último domingo, 27, no Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ser capazes de extrair petróleo do fundo do mar. A final do 4º Grande Desafio (GD) do Museu Exploratório de Ciências (MC) reuniu mais de duas mil pessoas ao som das vulvuzelas, batuques e gritos de guerra.

 Depois de três meses elaborando os equipamentos, foi necessário controlar o nervosismo para realizar o desafio. Após descrever todo o processo de construção e apresentar o diário de campo aos entrevistadores, as equipes tiveram seis minutos para montar e operar as engenhocas.

Foram 24 prêmios de acordo com a categoria de inscrição. Vinte e um para o Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Todos os participantes, independente da categoria, concorreram aos três últimos prêmios: ‘Super Solução’, ‘Melhor Torcida’ e ‘Equipe Comunitária’.

A Super Solução foi da equipe ‘Aurum Atrum’, do Colégio Vila Lobos, de Amparo. Os estudantes desenvolveram um sistema que aproveitou as diferentes densidades dos compostos. Eles substituíram o petróleo, depositado no reservatório de plástico, por água. O equipamento foi construído com cabos de vassoura, canos de cobre, garrafas pets e frascos de creme hidratante.

Como incentivo, os participantes foram convidados pelo MC, a participar da 62ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece no Rio Grande do Norte, em Natal, de 25 a 30 de julho. A viagem será patrocinada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia.

A relação com todas as equipes premiadas está disponível na página do Museu Exploratório. Esse ano, o evento inscreveu 149 equipes, formadas por até seis participantes e um orientador. Algumas vieram de longe, como a paraibana ‘Petro PB’, a gaúcha ‘Alvorada’ e a ‘Carioca de Águias’, do Rio de Janeiro.

 

Sobre

O Grande Desafio é uma atividade desenvolvida pelo MC Unicamp em parceria com o Instituto Sangari. De forma lúdica e prática, busca incentivar o público estudantil a desdobrar os conhecimentos adquiridos na escola e no dia-a-dia, valorizando o enriquecimento intelectual e humano.

 

Camila Delmondes

Assessoria de Imprensa

Museu Exploratório de Ciências

Universidade Estadual de Campinas

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation