Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Apagão’ deixa mais de 2 milhões sem energia no Acre e Rondônia

Um problema não identificado na linha de transmissão de energia elétrica, na cidade rondoniense de Pimenta Bueno, deixou todo o Acre e parte de Rondônia sem energia por mais de duas horas durante a noite de ontem. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a pane ocorreu em uma usina de responsabilidade da Eletronorte. O apagão deixou mais de dois milhões de pessoas nos dois Estados às escuras, numa época em que a região convive com as altas temperaturas do “verão amazônico”.
Apagao
Para os acreanos, este é um problema que tem se tornado quase que rotineiro. A população teve ontem à noite, mais uma vez, a amarga experiência de viver os transtornos e o drama de um apagão em seu sistema de energia elétrica.

Depois de ficar sem eletricidade por mais de seis horas durante o dia, ocasionado por pane semelhante no início do ano, na noite desta terça-feira (6) todo o Acre precisou tirar lanternas e velas das gavetas.

Nem bem o relógio marcava 20h quando o fornecimento de energia foi interrompido. O que para muitos aparentava ser uma simples queda de energia logo se transformou no pior quando tratava-se de mais um “apagão” e que o mesmo poderia perdurar por toda a noite. 

A balburdia estava formada; sem os semáforos, motoristas se arriscavam nos cruzamentos. Homens da Companhia de Trânsito da Policia Militar imediatamente foram convocados para colocar ordem no trânsito. A única luz das cidades, além das lanternas dos rio-branquenses perambulantes, era dos faróis dos veículos. 

Procurado por A GAZETA, o comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio, afirmou que viaturas e homens seriam concentrados em pontos de maior concentração, como o Terminal Urbano. Ele afirmou que entraria em contato com a direção do Detran para que os agentes do órgão ajudassem a PM na organização do trafego.

O Palácio Rio Branco também foi procurado por meio de sua assessoria de imprensa, mas até o fechamento da edição não havia nenhum posicionamento oficial por parte do governo acreano sobre o “apagão”. O “apagão” acarretou danos também no sistema de comunicação da Oi. Em alguns pontos da cidade não era possível ter acesso aos serviços de internet da operadora.

 

 

 

Sair da versão mobile