Elba Ramalho e Quinteto Violado animam o Arraial na Arena

Estão em ritmo acelerado os preparativos para o 12º Arraial Cultural que será realizado pelo Governo do Estado no estacionamento do estádio Arena da Floresta a partir da próxima segunda-feira, 12, até 18 deste mês. Neste ano a expectativa dos organizadores é grande e o evento promete superar os números das edições anteriores devido à realização simultânea do Concurso Estadual de Quadrilhas e do 6º Concurso Nacional de Quadrilhas, que acontece pela primeira vez no Acre, além das muitas atrações especiais. Dez estados já confirmaram a participação, e são esperados mais de 800 quadrilheiros de fora do Estado.
Elba-Ramalho-0907
Além dos concursos de quadrilhas, há muitas outras atrações na programação oficial já divulgada pela Fundação Elias Mansour. No dia 14, quarta-feira, haverá show de forró com a cantora Verônica Padrão e a banda acreana Pimenta de Cheiro. No dia 15, quinta-feira, a atração fica por conta do show da cantora paraibana Elba Ramalho. Já na sexta-feira, os visitantes do Arraial Cultural poderão apreciar o belo show do grupo brasileiro Quinteto Violado. No sábado, 17, haverá a apresentação cultural dos bois amazonense Garantido e Caprichoso. E no último dia, o encerramento do 12º arraial com show regional e divulgação do resultado do 6º Concurso Nacional de Quadrilhas. Isso tudo na programação do Palco Arena dos Folguedos. Enquanto isso, no Palco Saudades do Seringal, a festa também acontece com apresentações de bandas do Acre, do Ceará e bingos.

Neste ano, a programação também tem a realização de uma oficina: “Contação, Recontação e Criação de Histórias de Cordel”, com Edmilson Santini. O Curso será realizado na Casa de Leitura da Gameleira nos dias 13 e 14 de julho, das 14 às 18 horas. Segundo a Coordenadora do Arraial, Karla Martins, da FEM, as vagas são limitadas e as inscrições antecipadas podem ser feitas no local da oficina.

No Arraial haverá a já tradicional Barraca das Tradições. Sempre a partir das 18h30 começam o Correio do Amor, Barraca do Beijo, Prendas e Adivinhações Juninas, Contação de Histórias, Cordel, Jogos e Brincadeiras tradicionais.

Também todos os dias, a partir das 18h30, no Terreiro dos Quitutes, os visitantes poderão saborear o melhor da culinária tradicional dos arraiais acreanos. Atores com Perna de Pau, Malabaristas e Personagens caracterizados ainda prometem animar todas as noites de festa.

“Já é tradição do povo acrea-no visitar o arraial cultural. As pessoas vêm se divertir, apreciar as comidas típicas, curtir os shows, jogar bingo e principalmente passear”, disse Karla.

O Arraial Cultural vem consolidando seu espaço no calendário acreano ao longo dos anos. E nesta edição houve uma preocupação com um provável aumento no fluxo de pessoas em relação ao ano passado. “Para que tudo corra sem complicações, o evento vai contar com uma estrutura padrão do Governo do Estado, muito parecida com a do Carnaval do Arena da Floresta. Com esquema de segurança, trânsito, estacionamento e tendas de lanchonete similares ao do carnaval”, explicou a coordenadora.

Algumas novidades também serão testadas no arraial deste ano. Uma delas é a arquibancada móvel e desmontável que vai acomodar melhor, além de aumentar a capacidade de espectadores durante o Concurso de Quadrilhas. Outra novidade é o tablado de 25×30 metros, montado na frente do palco para a apresentação das quadrilhas, uma exigência da Confederação Nacional de Quadrilhas.

A quadrilha que vencer o Concurso Estadual, que será realizado entre os dias 12 a 16, garante o direito de participar do Concurso Nacional, nos dias 17 e 18. O Acre será representado por duas agremiações: a vencedora do Concurso Estadual e a quadrilha Pega-Pega (atual vencedora da liga estadual). A etapa nacional terá 6 jurados, sendo 5 de fora do Estado (indicados pela confederação nacional) e um jurado local. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation