30 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

30 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

“Fichas sujas” podem fazer campanha enquanto houver recursos jurídicos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/07/2010 - 03:14
Manda no zap!CompartilharTuitar

O presidente do TRE/ AC, Arquilau de Castro Melo, explicou, ontem, as regras e procedimentos jurídicos para os candidatos considerados “fichas sujas”. Até agora, no Acre, o Ministério Público Eleitoral já impugnou 29 candidaturas e uma coligação partidária. Durante entrevista exclusiva À GAZETA, Arquilau destacou que os candidatos impugnados poderão fazer campanha se estiverem impetrando recursos. Mas que se arriscam a ter o registro cassado a qualquer momento, mesmo depois das eleições.
Arquilau-de-castro-melo
A GAZETA – A maioria das candidaturas foi impugnada por conta de problemas do TCE e do TCU. O que devem fazer os candidatos impugnados para viabilizar as suas candidaturas?

Arquilau – Desde ontem os candidatos começaram a ser notificados. Eles têm sete dias para preparar a defesa.  Assim como o Ministério Público teve cinco dias para oferecer a impugnação. Os impugnados vão tomar ciência do conteúdo das impugnações e os motivos. Eles terão que estabelecer um contraditório. Nós não podemos julgar sem ouvir as pessoas. Isso é do sistema. Depois disso é que o Tribunal começa decidir sobre os “fichas sujas”. Por enquanto, os que não tiveram impugnação o Tribunal já vai começar a resolver. Eles já estarão aptos. Nós vamos decidir agora os que não tem nenhum problema aparentemente. Os “fichas sujas” ficarão para uma decisão posterior ao prazo de sete dias.

A GAZETA – Depois dos sete dias, se os impugnados não conseguirem reverter à situação eles teriam alguma instância para recorrerem?

Arquilau – Tem sim. Eles continuariam sub judice e vão para um lote de candidatos que estão com a situação indefinida do ponto de vista legal. Se eles recorrem vão para o lote dos sub judices. A Justiça Eleitoral terá 45 dias ao todo para dar uma definição. Se ele vai ser admitido como candidato ou não. Depois da nossa decisão eles poderão ir para o TSE quem achar que deve ir. Os que se conformarem já estão fora. Mas a maioria vai para o TSE tentar discutir a decisão do Tribunal. Ainda é possível eles conseguirem alguma coisa no Supremo, o que é mais difícil. Até o TSE nós temos 45 dias para finalizar esses registros. Eventualmente se a pessoa vai recorrendo e continuar com o processo e chegar ao dia da eleição ele vai receber votos. Se mais tarde se decidir que a candidatura não deveria ter sido registrada esses votos vão para a legenda do partido que ele concorria. De forma que tem que discutir. Direito é debate. A grande discussão é se a Lei do Ficha Limpa deveria valer para essas eleições ou para as futuras? Ela foi sancionada há pouco tempo e a Constituição tem uma regra que as leis criadas só vigoram na eleição seguinte. Mas o TSE está entendendo que a Ficha Limpa é uma exceção e deve entrar em vigor mediatamente.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A GAZETA – No pe-ríodo que os candidatos estão sub judice eles podem fazer campanha? Eles terão o CNPJ da candidatura?

Arquilau – Sim. Normal. Eles estão correndo um risco de chegar mais tarde e não serem efetivamente mais candidatos. Mas podem enquanto estiverem recorrendo e houver recursos eles podem estar na luta pelos votos dos eleitores. Se chegar no dia da eleição eles receberem votos e as candidaturas não forem confirmadas os votos se convertem a legenda dos partidos.  

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Baile das Comitivas

Próxima Notícia

Jorge e Edvaldo terão logomarca única

Mais Notícias

Foto: Leandro Chaves
Geral

Presidente do Papoco diz que João Marcos Luz mente ao afirmar que moradores querem mudar de bairro

30/10/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
4º destaque

Acre permanece em alerta para chuvas fortes e ventos de até 60 km/h, segundo Inmet

30/10/2025
Foto: Marcos Vicentti
Destaques Cotidiano

Estado convoca aprovados em concurso do Instituto Socioeducativo para posse

30/10/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
6º destaque

Veja o que abre e fecha durante o ponto facultativo desta sexta-feira em Rio Branco

30/10/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Geral

Acre recebe quase R$ 1 milhão em pagamentos retroativos para servidores e pensionistas

30/10/2025
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Rio Branco redefine regras de consignados e limita endividamento de servidores; veja como funciona

30/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Jorge e Edvaldo terão logomarca única

“O Judiciário está preso à legislação em vigor”, diz desembargador

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre