Isaura Parente terá trecho alterado para sentido único a partir de sábado

A Rua Isaura Parente terá quase 1/3 (um terço) de sua extensão alterado para mão única (sentido Centro/bairros) a partir deste sábado, dia 30. A mudança na via será feita entre o seu cruzamento com a Rua Rondônia (até a esquina da loja Vidroacre) até o seu fim, na intersecção com a Avenida Getúlio Vargas (na esquina da Ótica Ipanema).
trecho-alterado
Com isso, o trecho em questão terá tráfego em sentido contrário ao da Avenida Nações Unidas (paralela; as duas formarão sistema binário de acesso) e ganhará estacionamento em uma de suas faixas (o que trará benefícios ao comércio e aos moradores da região).

A alteração faz parte do plano diretor municipal, implantado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Rbtrans (Superintendência municipal de Trânsito e Transportes) e Ciatran (Companhia de Trânsito). Esta será a 1ª etapa de modificações para a Rua Isaura Parente, a fim de que a(s) próxima(s) fase(s) torne-a totalmente de mão única (para que isso aconteça, é preciso que a 1ª mudança seja bem aceita pela população).  

De acordo com Reginaldo Prates, diretor do Detran, o objetivo da mudança é eliminar pontos de conflitos (áreas com cruzamentos que geram engarrafamentos), dar fluidez ao trânsito, completar o tráfico da Avenida Ceará e reduzir o número de acidentes na área.

Na primeira meta, a alteração retirará sete pontos de conflitos (desafogando o tráfico e diminuindo o tempo de espera de cruzamentos). Na Segunda, serão instalados semáforos para controle maior do trânsito. Na terceira,o sentido binário da Isaura Parente e Nações Unidas completará a pista dupla da Avenida Ceará. Na quarta meta, Prates explica que a troca visa reduzir os 283 acidentes (3 mortes) registrados nos últimos 2 anos, no referido trajeto.   

“No início, sabemos que pode ser difícil. Mas, a médio e longo prazo, esperamos que as coisas se normalizem aos motoristas, sobressaindo os benefícios”, declarou Reginaldo Prates.

Para a adaptação, agentes educativos de Trânsito atuarão em pontos estratégicos da rua para prestar informações e orientações sobre as mudanças durante os primeiros 30 dias (isto é, não haverá multas neste primeiro mês), além de placas indicativas de rotas.

No tocante ao trafico de ônibus, Ítalo Soares, diretor de Transportes da Rbtrans, garante que haverá alterações – benéficas – em 5 linhas (Tucumã, Tancredo Neves, Universitário, Mocinha Magalhães e Manoel Julião), que percorrerão o percurso mais rápido.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation