4 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ministério Público emite Recomendação sobre construções irregulares em Brasiléia

paula por paula
29/07/2010 - 18:59
Manda no zap!CompartilharTuitar

Imóveis recentemente destruídos por incêndio não poderão ser reconstruídos no mesmo local por estarem em área de preservação permanente

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) e o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) enviaram Recomendação conjunta ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à prefeitura de Brasiléia, a 225km de Rio Branco, para que se abstenham de licenciar, autorizar ou fomentar a construção de novos imóveis na área de preservação permanente (APP) referente à faixa de 100 metros da margem do Rio Acre, que banha aquele município.

Recentemente pelo menos 15 imóveis comerciais, localizados à margem do Rio Acre, foram destruídos por um incêndio na cidade de Brasiléia. Na época, chegou a ser noticiado que a prefeitura estaria envidando esforços para ajudar os comerciantes atingidos pelo incêndio. A Recomendação conjunta do MP visa evitar que tal ajuda seja no sentido da reconstrução no mesmo local irregular, dentro da área de preservação permanente.

Para emitir a recomendação, o procurador da República Ricardo Gralha Massia e a promotora de Justiça Dulce Helena Freitas Franco levaram em conta a legislação ambiental, em especial a proteção aos recursos hídricos, ameaçados pela escassez de água potável. Além disso a legislação prevê sanções aos entes públicos que degradem ou permitam a degradação ambiental.

Pela Recomendação, o Ibama deverá  fiscalizar e coibir qualquer edificação irregular ou não-autorizada na área de preservação permanente no entorno do município de Brasiléia, às margens do Rio Acre, notadamente na Av. Prefeito Rolando Moreira, onde ocorreu o incêndio.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A prefeitura de Brasiléia deverá abster-se de emitir novas licenças para construção às margens do Rio Acre, especialmente na Av. Rolando Moreira, além de  notificar os proprietários das lojas atingidas pelo fogo para que não haja reconstrução no mesmo local. Também caberá à municipalidade intensificar a fiscalização para evitar construções irregulares e informar à população sobre a importância da proteção às APPs.

A prefeitura e o Ibama tem 10 dias para se manifestar sobre o acolhimento do recomendado e 30 dias para informar as providências tomadas para o cumprimento da Recomendação. As autoridades judiciárias e policiais do Município também foram informadas sobre a Recomendação.  (Assessoria/MPF)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Site divulga nomes de políticos que atendem Lei da Ficha Limpa

Próxima Notícia

Motorista perde controle de carro e capota na Via Verde

Mais Notícias

Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
6º destaque

Mesmo com 13,6 mil acordos no Serasa Limpa Nome, Acre ainda tem quase metade dos adultos inadimplentes

03/12/2025
Foto: Google Views
Destaques Cotidiano

Órgãos de agricultura do Acre têm atendimentos temporários em novos endereços; veja onde

03/12/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
1º destaque

Acre tem mais de mil vagas para professores com salário de R$ 4 mil; inscrições vão até domingo

03/12/2025
Foto: Anthonio Moura
4º destaque

Estádio Tonicão recebe peneira com quase 900 jovens do Acre em busca de vaga no futebol nacional

03/12/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Dia D contra a gripe mobiliza Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira, 5; veja onde se vacinar

03/12/2025
Foto: Sabrina Salomon/Seict
2º destaque

Feirão de emprego: Mais de mil vagas serão oferecidas em Rio Branco; veja serviços disponíveis

03/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Motorista perde controle de carro e capota na Via Verde

Polícia Civil prende seis homens e uma mulher foragidos da justiça

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre