Mudança no trânsito da Isaura Parente e Nações Unidas começa a valer

Começa a vigorar neste sábado, 31, a mudança de sentido em parte da Rua Isaura Parente e da Avenida Nações Unidas, em Rio Branco. O novo sistema, conhecido como binário, propõe ruas paralelas de mão única e em sentido contrário. Assim, o fluxo na Isaura Parente será no sentido Centro/bairro e na Nações Unidas, bairro/Centro. Algumas ruas paralelas também terão o sentido alterado (veja o mapa). Agentes e educadores de trânsito estarão nessas vias orientando os motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre as mudanças. A sinalização também foi reforçada.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) essa é apenas a primeira etapa do projeto, mas a população necessita, primeiramente, se adaptar para que as alterações sejam realizadas em toda extensão das duas vias. Estudos regulares do trânsito da Capital mostram que os principais pontos de congestio-namentos serão eliminados proporcionando melhoria na fluidez do trânsito e redução no tempo de espera em sete cruzamentos com semáforos a partir dos binários. 
“Solicitamos aos condutores e pedestres que redobrem a atenção ao trafegarem no local, visto que se trata de um período de adaptação”, disse o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.

Para complementar as mudanças, os semáforos também ficarão sincronizados. A prefeitura irá adequar as linhas de transporte coletivo. “O impacto será relativamente pequeno e proporcionará um ganho para o sistema”, garante o diretor de transporte da Rbtrans, Ítalo Cesar. Ele informou ainda que cinco linhas serão alteradas (Manoel Julião, Mocinha Magalhães, Tucumã, Tancredo Neves e Universitário). “O tempo de circulação da linha do Manoel Julião, por exemplo, nesse trecho é de 10 minutos, com as mudanças a expectativa é que reduza para 6 minutos”, destaca o Ítalo.
A Avenida Nações Unidas ganhará faixas de estacionamento em ambos os lados e duas faixas de rolamento. A Rua Isaura Parente também receberá estacionamento em um dos lados e duas faixas de rolamento.

Durante o período de 30 dias, os educadores de trânsito estarão nos cruzamentos para distribuir material informativo e orientar os condutores. Nos locais com fluxo de veículos mais intenso, eles permanecerão por 50 dias. (Assessoria) 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation