Parceria entre Fecomércio e TJ irá capacitar egressos do sistema penitenciário para o mercado de trabalho

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre – Fecomércio, Leandro Domingos, o Corregedor Geral da Justiça no Acre, Samoel Evagelista e o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi, firmaram parceria nesta quinta –feira (01), para dar formação profissional e oportunidade de emprego a egressos do sistema penitenciário acriano. Pelo acordo de cooperação técnica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  e o Serviço Social do Comércio irão proporcionar cursos profissionalizantes a ex- presos na área de bens, serviços e turismo.

  De acordo com o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, o foco será formar profissionais capacitados para trabalhar no comércio. “Vamos aproveitar esse momento oportuno de crescimento do comércio e encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho”, disse Domingos.

 A parceria faz parte do Projeto Começar de Novo, do CNJ que tem o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de recolocação, no mercado de trabalho e na sociedade, dos presos libertados após o cumprimento de penas.   De acordo com o Corregedor, Samoel Evangelista, “se não houver uma política consistente no que diz respeito à reinserção social, haverá um alto índice de reincidência no mundo do crime. Por isso parcerias como essa são tão importantes”.

 O Programa Começar de Novo compõe-se de um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar, em âmbito nacional, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e promover redução da reincidência.  (Ascom/Fecomércio)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation