X

Parque Ambiental e Centro de Educação são entregues em Sena Madureira

O Parque Ambiental Padre Paolino e o Centro de Educação à Distância Permanente (Cedup) foram as duas obras em Sena Madureira que receberam a visita técnica do governador Binho Marques na manhã desta sexta-feira. O município tem recebido investimentos importantes a partir dos programas governamentais. Um exemplo é o trecho da BR 364 em Sena Madureira: R$ 170 milhões investidos.

O parque é uma área da prefeitura de Sena Madureira. Ele foi reformado e revitalizado, num investimento de R$ 880 mil com recursos próprios e do BNDES. “Apesar de estar abandonado, a população nunca deixou de frequentar o parque. Através do Governo do Estado ele ganhou vida novamente. As crianças estão sempre por aqui e já iniciamos a contratação de um professor para ser exclusivo da Escola e Meio Ambiente, para quando elas chegarem ele estar pronto para repassar as informações ambientais e dar palestras”, disse a secretaria municipal de Meio Ambiente, Nilda Gadelha Barbosa.
Para o frei Rodrigo Trejo, a homenagem ao padre Paolino honra e engrandece a igreja Católica e a figura de Paolino, um homem que não cansa em dar exemplos de vida e dedicação ao próximo. “Este não é a apenas um parque ambiental, é também espiritual, pois aqui é um lugar onde podemos vir renovar as energias”.

O parque deve ser inaugurado em outubro, com a presença do padre Paolino Baldasari, que está viajando. “Hoje a empresa está nos entregando a obra, viemos fazer uma visita técnica para conferir se está tudo certo e agora estamos repassando as chaves para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é a responsável pelo espaço”, disse o governador Binho Marques.


Cedup muda o caminho da Educação em Sena Madureira
O Centro Estadual de Educação Permanente, um prédio com total acesso a cadeirantes, foi entregue nesta sexta-feira pelo Governo do Estado, mas já está funcionando em caráter experimental. A primeira turma de Pedagogia foi formada por meio de uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e mais três turmas (pedagocia, teatro e música). “O Cedup é a universidade dos municípios. O aluno formado aqui poderá ter diploma de qualquer lugar do mundo. O centro já funciona com uma parceria da Universidade Aberta do Brasil e poderemos ter também a parceria da Costa Rica, um centro de referência importante e que conta com a melhor biblioteca sobre florestas do mundo”, disse o governador.

Josemir Calixto, da Secretaria Estadual de Educação, ressaltou a importância da qualidade de ensino oferecida pelo Estado. “Hoje nós não damos apenas o diploma. Nós damos a ferramenta. Hoje um professor sai da sala de aula sabendo usar os recursos que estão disponíveis nas escolas. Com todo este processo que vem sendo construído estamos colocando a educação em uma nova perspectiva, com novas tecnologias e novas práticas”. (Agência Acre)

Bambu é destaque na arquitetura do parque
O Parque Ambiental Padre Paolino se destaca por inovação arquitetônica ao utilizar bambu em sua estrutura, uma planta nativa e abundante no Acre, conhecida popularmente como taboca. O Governo do Estado vai valorizar o uso do bambu nas arquiteturas de ambientes públicos como os parques.
De acordo com Elson Magalhães, arquiteto da Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP), o projeto contou com a colaboração da arquiteta Celina Llerena, sócia fundadora da Associação Escola de Bioarquitetura. Os bambus foram retirados nas florestas do Alto Rio Iaco.
Uma visita ao parque está na programação do II Seminário da Rede Brasileira do Bambu, organizado pela Funtac, e que acontecerá em Rio Branco no mês de agosto.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: