X

Proerd forma 130 alunos da Escola Natalino da Silveira Brito

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou na última sexta-feira (23) mais uma turma de alunos na Escola Estadual Natalino da Silveira Brito, no bairro Estação Experimental.

Foram entregues 130 certificados a alunos de cinco turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Desde a sua implantação no Acre, em 1999, o programa já formou mais de 70 mil estudantes.

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu no pátio da escola, que está em funcionamento há 30 anos. A programação contou com a participação de pais, professores e pessoas da comunidade.

Os alunos tiveram como instrutores os soldados da Polícia Militar Fábio Fernandes, K. Lima e Aristom. O soldado PM Uebstom representou a coordenação do Proerd no Estado.

A programação começou com o canto do hino nacional. Logo após, representantes das cinco turmas fizeram a leitura de textos falando sobre a importância do programa para manter crianças e adolescentes longe das drogas e da violência.

A elaboração da redação é a etapa final do Proerd.  São dois meses de estudo, com aulas ministradas na própria escola. As lições são acompanhadas através de uma cartilha.

Os alunos que se destacam durante as aulas são premiados com medalhas durante a entrega dos certificados.

Dentre os premiados um é escolhido para fazer o seguinte juramento em nome de toda a turma: “Prometo evitar a violência e resistir às drogas, respeitando os meus semelhantes para a construção de uma sociedade mais justa e feliz.

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Dare – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983, numa parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade.

Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

No Acre o Proerd é executado pela Polícia Militar, através de sua Diretoria de Ensino e Instrução, na Capital; e, pelos Batalhões, Companhias, Pelotões e Grupamentos, no Interior do Estado.

As escolas, sejam elas públicas ou particulares, podem participar das ações do Proerd, procurando o Quartel do Comando Geral da Policia Militar, ou entrando em contato com o Departamento de Ensino e Instrução da Secretaria de Educação. 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: