Referência, Unidade de Saúde Cláudia Vitorino passa por reforma

O prefeito Raimundo Angelim visitou ontem pela manhã, 29, as obras de reconstrução da Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino, no bairro Taquari. Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Wolvenar Camargo; do secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil; do presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque e de servidores da Unidade; Angelim foi conferir o andamento das obras que foram iniciadas a pouco mais de um mês.
Prefeito-visita-obras-3007
A Urap Cláudia Vitorino é referência para o Segundo Distrito de Rio Branco. Por mês são atendidos no local quase 6 mil pessoas, isso representa 280 atendimentos por dia. A Unidade terá todas as ações básicas de saúde na comunidade, incluindo uma sala de observação e consultório de oftalmologia. A obra inclui a reforma de 1.135 m², além da troca geral de janelas de madeira por janelas de alumínio, adequação e criação de novas salas e ambulatórios, climatização de todos os espaços internos, revitalização da fachada, troca de forro, revestimentos, pisos e azulejos; recuperação da cobertura existente, troca geral de todas as instalações elétricas e hidro-sanitárias.

Com a reforma, a Urap Cláudia Vitorino está preparada para atender com qualidade e com várias especializações, a comunidade de seu entorno, que soma mais de 39 mil pessoas. Estão vinculadas a Urap cerca de 17 Unidades de Saúde da Família. Dessa forma, os moradores do Segundo Distrito não precisarão mais vir ao Primeiro Distrito em busca de atendimento de saúde básica.
“Aqui se faz a saúde de essência, que é a de prevenção e não só a curativa. Esperamos que nossos profissionais possam atender de forma carinhosa todas as pessoas que chegam aqui necessitando de ajuda, para que elas possam cada vez menos depender de outras unidades para a solução dos seus problemas”, salientou o prefeito Raimundo Angelim.

Prédio foi completamente reconstruído
O prédio da Unidade está sendo totalmente reconstruído, já que há anos não passava por uma reforma. A mudança inclui a substituição da cobertura existente, novas instalações hidráulicas e sanitárias, novas instalações elétricas, substituição total das esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e um novo padrão arquitetônico para as fachadas.

Estão sendo investidos na obra R$ 627.877,34, com recursos próprios da Prefeitura, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. O mesmo padrão está presente nas unidades que já foram inauguradas, entre as quais as unidades dos bairros Placas, São Francisco, Adalberto Sena, Souza Araújo, Palheiral e Cidade Nova.

Pacto pela Saúde
O empreendimento é resultado do Pacto pela Saúde, convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco na ordem de R$ 13,9 milhões. O acordo amplia e fortalece a política de descentralização de recursos e gestão. Os investimentos são aplicados na aquisição de equipamentos, reforma de centros de saúde e contratação de pessoal.

Além disso, a Prefeitura de Rio Branco destinou mais de 15% de seu orçamento para investir na saúde. Comparando o crescimento dos índices de investimento entre os anos de 2004 a 2007 os números ultrapassam os 50%. Hoje, a cobertura da saúde pública na Capital é de 60%. Outro dado relevante é que 98% dos atendimentos em saúde são feitos pelo município e pelo Estado e apenas 2% são executados pela rede particular.  (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation