Tudo pronto para mais uma edição da Expoacre

O governador Binho Marques inspecionou nesta sexta-feira, 23, os projetos que são novidades na Expoacre 2010, como o Espaço da Indústria, que contempla o setor de divulgação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que está sendo implantada em Senador Guiomard; os Sistemas de Produção Sustentável (SPS) e a Cidade Digital. Binho avaliou os últimos preparativos para a abertura oficial da exposição, que começa na manhã deste sábado com a tradicional cavalgada e desfile das comitivas.
Expoacre2407
“A Expoacre mostra como é pulsante a economia do Acre”, disse o governador ao conhecer o protótipo da fita de desdobro florestal, uma serraria compacta que pode ser montada em espaços pequenos. Fabricada pela Vantec Máquinas, o equipamento custa R$ 150 mil e tem capacidade de serrar 30 metros cúbicos de madeira ao dia.

A Expoacre é uma vitrine de oportunidade de negócios para todos, e também uma oportunidade de trabalho, lazer, informação e inclusão social e digital. Nesse contexto, a Cidade Digital é um dos projetos mais inovadores, que busca traduzir o funcionamento do programa Floresta Digital numa cidade. Em um espaço onde há ambientes urbanos (delegacia, escolas, etc) o visitante poderá conhecer melhor o funcionamento e o alcance do Floresta Digital, que fornece acesso livre e gratuito à internet em toda a cidade de Rio Branco e em breve chegará ao todo o Estado. Na escolinha serão apresentados os netbooks que o Governo do Estado irá distribuir aos alunos do terceiro ano do ensino médio. São 9.000 netbooks que ampliam a política de inclusão digital no Acre.

Os SPS simula uma propriedade onde estão reunidas as experiências de produção sustentável.  O foco são as potencialidades produtivas do Acre. A ovinocultura, por exemplo, cresceu 30% no governo de Binho Marques e está se constituindo numa importante atividade pecuária, chegando a 60 mil cabeças em 2010. A criação de gado bovino vem crescendo média de 12% ao ano ocupando a mesma área de pastagem. Para alcançar esse feito, o Governo do Acre formalizou parcerias e investiu de modo ostensivo em tecnologias que evitam o desmate, mas elevam a produção de alimentos.

Uma das marcas da Expoacre 2010 é a indústria, cujo crescimento tem elevado o Acre a uma condição diferenciada entre os Estados amazônicos. Confirmando essa tendência, o Estado agora possui a ZPE, cujo espaço de informação do polo logístico se localiza no Espaço da Indústria e foi visitado pelo governador. A ZPE é um distrito industrial incentivado, onde as empresas nele localizadas desfrutam de um tratamento fiscal e cambial diferenciado, com a condição de destinarem a maior parte de sua produção para o exterior. O advento da ZPE ocorre em uma Zona Especial  de Desenvolvimento (ZED),  conceito criado pelo governador Binho Marques para definir  áreas de maior dinâmica econômica, localizadas na área de influência direta das rodovias federais BR-317 e BR-364. A ZPE do Acre está localizada em Senador Guiomard e está em fase bastante avançada de consolidação.

Ainda no Espaço da Indústria, o governador esteve no ambiente do Polo Moveleiro, projeto que é resultado da iniciativa do Governo do Estado e parceiros que oferece infraestrutura adequada para os empreendimentos ligados à movelaria. Um dos stands é construído com piso de parquet, uma placa de madeira maciça produzida pela Tropical Parquet, empresa incubada no Pólo Moveleiro. (Agência Acre)

Sebrae organiza empresas de máquinas e equipamentos em Salão de Negócios
Mais que uma exposição de máquinas, equipamentos e tecnologias o Salão de Oportunidades que está sendo organizado pela equipe do Sebrae na Expoacre vai funcionar como um verdadeiro estimulador de ideias para o surgimento de novos negócios individuais ou coletivos gerando emprego e renda para as pessoas que assim contribuem para o desenvolvimento do Acre.

Vinte e duas empresas estarão instaladas no Salão de Oportunidades onde estarão distribuídas de acordo com seu ramo de atividade. Assim, por exemplo, haverá o setor do porta a porta onde as pessoas empreendedoras encontrarão representações de empresas como a Natura e Yes Cosmetics cadastrando novos vendedores.

 Já no setor de máquinas e equipamentos estarão as oportunidades para pessoas interessadas em montar negócios nos ramos da produção e prestação de serviços. Dentre estas empresas estarão as que pretendem vender pelo menos 120 carrinhos de sorvete, churrasco grego, cachorro quente, algodão doce, crepe suíço, outras 20 máquinas de fazer salgadinhos, 30 pasteurizadores portáteis de leite, 15 carretas para serviços diversos, 20 fornos industriais. Dentre as empresas locais que estarão oferecendo máquinas e equipamentos destacam-se a Engefrio e a Expresso Radar que também está instalando no local uma padaria demonstrativa da qual sairá duas fornadas de pão a cada noite e, cuja produção será distribuída aos visitantes.

Haverá ainda um grupo de empresas oferecendo programas de orientação e melhoria da gestão empresarial e sistemas que facilitam a modernização de uma série de negó-cios tradicionais. Para apoiar os empreendedores, a equipe do Sebrae estará oferecendo orientação empresarial, simulando planos de negócio e também os bancos oferecerão atendimento preferencial a quem quiser financiar a compra destes e outros equipamentos. (Ascom Sebrae)

Em ano eleitoral, Governo veta manifestações políticas na Cavalgada
FABIO PONTES
Em ano de eleições os organizadores da tradicional Cavalgada, festa que marca a abertura da Feira Agropecuária Expoacre, decidiram vetar manifestações políticas durante o trajeto entre a Gameleira e o Parque de Exposições. As comitivas estão proibidas de fazer uso de propagandas de candidatos ou partidos políticos.

A medida foi anunciada ontem durante entrevista coletiva, na qual também foram apresentadas as estratégias da Segurança Pública. Para garantir que a festa aconteça sem graves incidentes, poli-ciais e paramédicos do Samu acompanharão todo o percurso. O trânsito na região do Segundo Distrito fica alterado por toda a manhã de hoje.

Somente uma pista da Via Chico Mendes está liberada para o tráfego de veículos. A recomendação é que o acesso àquela região da cidade seja realizado pela Via Verde. Policiais da Companhia de Trânsito da Polícia Militar vão realizar teste do bafômetro em todos os motoristas das comitivas, tanto antes como depois da Cavalgada.

O Detran permitiu que motoqueiros andem sem capacete, mas somente no trajeto. Para evitar acidentes, a secretária Márcia Regina (Segurança Pública) destacou a importância de cavaleiros e amazonas não fazerem o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiverem montados.

Preocupação maior será com os menores de idade. Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude recolherão adolescentes que estejam ingerindo cervejas ou outras bebidas. “Como a previsão é de um dia muito quente, também é importante que as crianças consumam muita água para evitar desidratação”, destacou Regina.
O horário de encerramento da festa de abertura será às 16h, quando o pátio de estacionamento do parque precisa ser liberado para que os primeiros visitantes acompanhem a primeira noite de Expoacre. 

Estande do Sistema Fieac leva novidades para Expoacre 2010
Assim como em anos anteriores, o Sistema Fieac terá um estande montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, para a Ex-poacre 2010. A novidade ficará por conta das ações que cada instituição desenvolverá durante o evento, sendo três dias de atividades do Sesi, três do Senai e três do IEL.

A Turma do Sesinho estará nos dias 24, 27 e 30 convidando os visitantes da Expoacre a conhecerem os serviços oferecidos pelo SESI aos industriários. No estande, será projetado vídeos institucionais e acontecerá um ciclo rápido de palestras, de cinco minutos, cada, sobre alimentação saudável, saúde e lazer. Os visitantes sairão de lá com um kit educativo do Sesi.

Já o Senai oferecerá nos dias 25, 28 e 31, mini cursos de Marchetaria com Pó de Serragem e de Customização. Haverá também simulações de operação de máquinas pesadas, feitas pelo Núcleo de Construção Civil da unidade.

IEL – O IEL participará da Expoacre 2010 nos dias 26, 29 e 1º de agosto com duas palestras por dia. No primeiro dia, a administradora de empresas Marjha Braga ministrará palestra sobre Empreendedorismo, às 19 horas. Em seguida, às 20h30, o IEL abordará Marketing Pessoal, com a administradora Maria Izabel Picinato.

No dia 29, às 19 horas, será ministrada a palestra “Construa a sua carreira”, com a administradora de Empresas e especialista em Gestão empresarial, Sirlania Venturin. Às 20h30 inicia a palestra Marketing Pessoal, com a administradora Maria Izabel Picinato. No dia 1º de agosto será repetida a palestras sobre

Empreendedorismo, seguida da palestra sobre Curriculum e Entrevista, ambas ministradas pela administradora de empresas Marjha Braga.

“A Expoacre representa uma excelente oportunidade para que as nossas instituições possam divulgar seus produtos e serviços, bem como dar visibilidade às ações que desenvolvem em benefício do segmento industrial do Estado”, disse o superintendente de operações da Fieac, Jorge Luiz Vila Nova. (Ascom Fieac)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation