X

Iapen abre sindicância para apurar morte de detento

O presidiário Francisco de Souza Costa, 36 anos, foi encontrado morto, dentro da cela 6 do Pavilhão L do Presídio Antonio Amaro Alves.
Segundo informações, o detento foi encontrado dependurado a uma corda confeccionada com lençóis (conhecida pelo nome de Tereza). A primeira hipótese é que o presidiário condenado por crime de roubo (assalto) tenha cometido suicídio, mas ainda não foi esclarecida pela polícia a circunstância de como aconteceu.

Uma equipe de paramédicos do Samu foi acionada para socorrer a vítima, mas ao chegar ao Presídio a equipe foi informada que o detento já estava morto, e foi impedida de entrar para constatar  óbito.

A equipe do Samu foi informada que a direção do Presídio teria proibido o acesso ao local em que o corpo foi encontrado.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) resgataram o corpo que foi levado para exame cadavérico.

Apesar das evidências da morte do detento esteja relacionada a suicídio a direção do Instituto Penitenciário do estado do Acre (Iapen) determinou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos.

Na manhã desta quarta-feira, 06 a direção do IAPEN divulgou nota a imprensa sobre o ocorrido dentro da unidade prisional.

Confira a nota oficial:
“O Instituto de Administração Penitenciária do Acre – IAPEN/AC informa que na data de ontem, 06/07/2010, por volta das 18 horas, o preso Francisco de Souza Costa foi encontrado morto na cela 01 do Alojamento 01 da Unidade de Regime Fechado.

Agentes Penitenciários que prestam serviço na referida Unidade informaram que, após a realização de ronda de rotina, constataram que o preso estava sem vida, pendurado por um lençol na ventilação da cela, numa hipótese de suicídio por enforcamento.

Logo em seguida, ao saber do ocorrido, a Direção da Unidade acionou imediatamente a Polícia Civil que compareceu ao local juntamente com equipe da perícia técnica para as providências cabíveis. A Corregedoria Administrativa do IAPEN/AC também acompanha o caso desde o primeiro momento. A equipe técnica do serviço social do Instituto foi designada para prestar o apoio necessário aos familiares do preso.  

Leonardo Carvalho
Diretor Geral do IAPEN”.

 

Categories: POLICIA
A Gazeta do Acre: