Acre terá quase 8 mil mesários para as eleições

Cerca de 8 mil mesá-rios vão trabalhar em 1589 seções nas eleições deste ano em todo o Estado do Acre. O nome e a profissão dos convocados, assim como a zona a que pertencem e o local de trabalho no dia da votação, foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, no site do TRE/AC. Em Rio Branco, as zonas eleitorais já começaram a convocar os mesários para o pleito 2010. A convocação formal aos componentes das mesas receptoras de votos e de justificativas está sendo feita pelo próprios servidores da Justiça Eleitoral.

Quem tiver sido convocado poderá tirar dúvidas na página dos mesários, no site do Tribunal, ou na Central de Atendimento ao Eleitor.

Voluntários
Desde 2008 a Justiça Eleitoral do Acre tem chamado eleitores para atuarem como mesários voluntários nas eleições. O Projeto conclama os cidadãos a desempenharem espontaneamente esse papel fundamental ao exercício da democracia. Nos próximos dias, o TRE/AC vai intensificar a campanha de convoção dos voluntários por meio de out-doors espalhados pela Capital e interior, em cidades como Brasiléia e Cruzeiro do Sul.
Os eleitores maiores de 18 anos, salvo os impedidos legalmente, podem desempenhar a função de mesário. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, pela internet (www.tre-ac.gov.br), ou diretamente nos cartórios eleitorais de todo o Estado.

Treinamento
As reuniões de treinamentos dos mesários das Zonas Eleitorais da Capital começam no dia 1º de setembro. Nas zonas eleitorais do interior, a capacitação começa a partir do dia 13 e vai até 22 de setembro.

Benefícios
A Lei 9.504/97 garante ao mesário o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral. Segundo o art. 98, “os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação”. O mesário também pode ser beneficia-do em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.
No Acre, de acordo a portaria 142/2010, cada mesário terá direito a vale-alimentação no valor de 20 reais. (Fonte: Ascom/TRE)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation