9 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cidadão poderá opinar sobre projetos em tramitação no Senado pela internet

paula por paula
12/07/2010 - 17:59
Manda no zap!CompartilharTuitar

Um novo mecanismo de participação popular na elaboração de leis poderá ser aprovado, nesta quarta-feira (14), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A intenção é permitir ao cidadão manifestar, por meio da página do Senado Federal na internet, seu apoio ou sua discordância em relação a qualquer projeto de lei em tramitação na Casa.

A ideia partiu do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) que, originalmente, pretendia abrir um canal de comunicação para o cidadão nos sites do Senado e da Câmara dos Deputados. Como a iniciativa se inclui entre as competências privativas estabelecidas pela Constituição para cada uma das Casas do Congresso Nacional, esse projeto de lei (PLS 77/10) teve de restringir seu alcance ao Senado Federal.

Essa mudança de concepção foi negociada pelo relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), que recomendou a apresentação de projeto de resolução para regular a participação popular apenas nas propostas em tramitação no Senado. Após o preenchimento de um cadastro virtual com seus dados pessoais, o cidadão poderá deixar registrada sua opinião sobre cada proposição legislativa.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O PLS 77/10 também determina que fique expresso, em cada etapa do processo de acompanhamento da tramitação, o número de manifestações favoráveis e contrárias à respectiva matéria. Raimundo Colombo entende que a medida vem suprir um anseio da sociedade por formas de controle da ação do ente público, além de preencher uma lacuna quanto a mecanismos objetivos, claros e modernos de aferição da percepção popular sobre projetos de lei em andamento.

Marco Maciel avalia essa medida como “pertinente e oportuna”. O relator na CCT lamenta, entretanto, o pequeno uso do mecanismo de elaboração de projeto de lei de iniciativa popular, direito assegurado pela Constituição. A dificuldade seria a exigência de apoio ao projeto de, pelo menos, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por, no mínimo, cinco estados e com o apoio de não menos que três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Isso representaria mais de um milhão de assinaturas, devidamente identificadas para afastar risco de fraude no processo.

A matéria será votada em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).  (Agência Senado)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Concurso para servidor do TJAC: divulgado o resultado parcial

Próxima Notícia

Frente fria deve atingir o Acre na noite de terça-feira

Mais Notícias

A declaração foi dada durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 9. Foto: Vitor Paiva
POLÍTICA

Bocalom minimiza subida de Mailza em pesquisa e afirma que “eleitor vota no trabalho”

09/02/2026
Foto: Vitor Paiva
POLÍTICA

Bocalom confirma resistência dentro do PL no Acre e diz que decisão sobre candidatura ao governo sairá de Brasília

09/02/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

“Vou fazer de tudo para não deixar o PL”, diz Bocalom após convite do Avante

09/02/2026
Temyllis e Tchê (Foto: Montagem)
POLÍTICA

Temyllis Silva assume a Seagri com a saída de José Luis Tchê para a Aleac

09/02/2026
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva — Foto: Daniel Ramalho/AFP
POLÍTICA

Do Seringal para o mundo: Marina Silva celebra 68 anos de uma trajetória dedicada à Amazônia

08/02/2026
Presidente Lula durante discurso na celebração dos 46 anos do PT, em Salvador
6º guia gazeta

Lula diz que eleição será guerra: “Não tem mais Lulinha paz e amor”

07/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Frente fria deve atingir o Acre na noite de terça-feira

Mulher é presa com 2,2 quilos de cocaína dentro do travesseiro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre