22 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Perpétua Almeida e promotores discutem projeto para menores

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
25/07/2010 - 02:36
Manda no zap!CompartilharTuitar

Nos próximos dias, a sociedade entenderá melhor por que a internação de um menor infrator deve ser o último recurso para garantir a sua ressocialização plena.
Menores
Esta prática não é vantajosa jurídica, social e economicamente, explicou o promotor da Infância e do Adolescente, Almir Branco, numa explanação feita à deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), na última sexta-feira, sobre o Projeto “reconstruindo Sonhos”, visto como revolucionária e baseado em experiências exitosas obtidas no Estado do Rio Grande do Sul.

A deputada declarou apoio incondicional ao projeto, que visa fortalecer o sistema policial e unificar a rede composta por instituições oficiais que têm o dever de proteger a vítima, educar o menor infrator e punir exemplarmente o agressor adulto.

“A nossa meta é reverter gradativamente a posição negativa ostentada pelo Estado do Acre no cenário nacional quanto ao número de adolescentes submetidos às medidas extremas de internação”, explicou o promotor.

“Vejo que, de fato, esses jovens são contidos provisoriamente com base na gravidade da infração.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Precisamos lutar por uma rede mais eficiente, capaz de levar em conta a estrutura familiar destas pessoas, a regularidade escolar, se realmente este menor praticou um ato isolado ou se isto faz parte do seu histórico de vida”, preocupou-se a deputada. Ela reafirmou a sensibilidade do governador Binho Marques com esta causa.

Tomando por base Rio Branco, cinco ou seis casos novos são registrados no Acre um dos estados que mais interna jovens em conflito com a lei.

Mais preocupante é a constatação de que, quando o menor é vítima de violência, ao menos 700 processos ainda dependem de apuração da autoria do crime para andar.

 Ou, ainda, saber que uma adolescente violentada em 2008, aos 14 anos, somente agora foi informada que o seu caso entrou na fase de instrução. 

Sob a premissa de que “sem rede não existe proteção”, o promotor admite que as falhas são graves. “Os menores raramente são ouvidos mais de uma vez”, disse. “É difícil saber se ele vive à margem da sociedade ou na marginalidade. Felizmente, sinto uma disposição muito grande para mudarmos este quadro”, completou.

Já há recomendações do Ministério Público para melhorar a relações no atendimento entre IML e delegacia de polícia.

Ele explica que a intenção do projeto  é unificar num mesmo ambiente delegados, promotores, juízes, psicólogos e assistentes sociais, a fim de encaminhar em questão de horas toda e qualquer ocorrência.

Ao menos 50% dos infratores deixariam de ser alvos de medidas extremas de internação, segundo a concepção do projeto. (Assem Neto) 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Detran firma convênio com prefeitura de Assis Brasil

Próxima Notícia

Empresas têm até o dia 30 para entregar declaração do Imposto de Renda

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Homem é agredido com perna-manca embaixo da Ponte Metálica, em Rio Branco

21/01/2026
Senador Márcio Bittar adere à "Caminhada pela Liberdade" liderada por Nikolas Ferreira
POLÍTICA

Senador Márcio Bittar adere à “Caminhada pela Liberdade” liderada por Nikolas Ferreira

20/01/2026
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Bocalom diz que segue no PL, mas não descarta saída do partido caso candidatura ao governo não avance

19/01/2026
Foto: Neto Lucena/Secom
POLÍTICA

Bocalom diz que retorno à política só ocorreu após convite de Gladson: ‘não posso esconder isso’

19/01/2026
Foto: Prefeito Tião Bocalom e a vice-governadora Mailza Assis (Foto: Val Fernandes/Assecom)
POLÍTICA

Bocalom fala sobre possibilidade de Mailza ser vice na disputa ao governo do Acre

19/01/2026
Bocalom disse que Gladson foi fundamental em sua trajetória. Foto: Arquivo/Secom
POLÍTICA

Bocalom confirma conversa com Gladson antes de anunciar candidatura: ‘é um sonho ter o apoio do Governo do Estado’

19/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Empresas têm até o dia 30 para entregar declaração do Imposto de Renda

Proerd forma 130 alunos da Escola Natalino da Silveira Brito

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre