Política local 08/08/2010

“Sou contra e não abro do casamento de homem com homem e de mulher com mulher”.

Candidato ao Senado, Sérgio Petecão (PMN).

Tabu a ser quebrado
Frente Popular do Acre caminha nesta eleição (pesquisas indicam nesta direção) para quebrar um tabu que se arrasta há décadas, o de não conseguir ganhar em Cruzeiro do Sul com um candidato ao governo. Perdeu com Jorge Viana e Binho, as últimas disputas. A não ser que haja um grave acidente de percurso na campanha, Tião Viana (PT) tende quebrar o ciclo e vencer no Juruá.

Conquista demorada
Para quebrar o gelo do Juruá Tião Viana usou uma tática inteligente: a interação com seus moradores. Rara era a vez que vinha de Brasília que não se reunia com as comunidades mais distantes para colher e atender reivindicações. Colhe agora o que plantou neste período.

Situações diferentes
Márcio Bittar ganhou do Binho na última disputa para o governo no Juruá por ser conhecido na região. Já ao candidato Tião Bocalom (PSDB) falta essa cumplicidade, é um estranho no ninho.

Bela entrevista
O candidato João Correia (PMDB) se superou na entrevista na TV-GAZETA, na série sobre os candidatos ao Senado. Foi incisivo, conciso, duro, dando um show de comunicação no vídeo.

Falta no parlamento
Correia faz falta nas fileiras da oposição no parlamento, porque atua com inteligência. Pode-se discordar até de algumas idéias suas, mas não há como se negar ser um político respeitável.

Sub judice
A alegria do candidato a deputado estadual, Bebeto Junior (PSDB), de ser liberado pelo TRE/AC, durou pouco, porque o procurador eleitoral Francisco Piazensk, do MPF, recorreu ao TSE.

Esclarecendo posição
A vereadora Jasmilene Vieira (PMDB), manda e-mail contestando nota da coluna, de que foi cooptada pelo prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida (PT), e diz continuar oposição.

Não é privilégio
Nas suas explicações, Jamislene afirma que a vereadora Laurita (PSL) é a vereadora mais próxima do prefeito Paulinho, e não detém o privilégio de ser a única a lhe fazer oposição.

Por partes
Na parte que toca aos elogios à coluna agradeço. Mas, há de convir a vereadora Jasmilene que, houve um refluxo nas críticas que a bancada de oposição fazia de forma dura ao prefeito.

Espaço aberto
E o espaço continua aberto para receber as críticas e denúncias eventuais contra o Paulinho.

Continua candidato
O ex-deputado José Bestene (PP), que teve o registro da candidatura à Aleac negado pelo TRE/AC, decidiu manter a sua campanha na rua até a decisão do TSE, para onde já recorreu.

Sentenças diferentes
Recorrer é um direito, mas, na atual conjuntura nacional, pelo que tem divulgado a mídia nacional, é muito improvável o TSE reformar as decisões dos TREs sobre o “Ficha Limpa”.

Lobisomen conhecido
Há quem afirme ser o “lobisomen”, cuja aparição em Manuel Urbano foi noticiada, o ex-prefeito Manoel Almeida, vagando pela noite após ser cassado a renunciar ao mandato.

Falsa idéia
A implantação de uma ZPE tem seus benefícios, mas, não vai operar o milagre de transformar o Acre num paraíso econômico, como alguns empresários vendem esta falsa idéia na mídia.

Pergunta que fica
E, é a eterna pergunta que não cala: vamos industrializar vento?. Não produzimos nada!

Papel importante
A Justiça Eleitoral fez sua parte tirando de cena sessenta candidatos, que tiveram os registros das candidaturas vetados, seja por não preencher requisito formais ou pelo “Ficha Limpa”.

Parte do eleitor
O eleitor tem que também dar a sua contribuição para a desinfecção da política, votando em quem tem qualificação e melhor pode representá-lo, repudiando e denunciando a compra de votos.

Figura carimbada
Aquela figura carimbada do movimento comunitário já começou a montar as suas listas de compras de votos junto com os comparsas. Todo ano é a mesma coisa, e ninguém o flagra?

Atrações de peso
O prefeito de Feijó, Dindim, conseguiu montar o “Festival do Açai” com atrações musicais de peso do cenário nacional, o que vai custar uma grana preta aos cofres municipais.

Debate morno
Quem assistiu o debate dos presidenciáveis na Band viu uma discussão morna, sem grandes questionamentos, mas, deu para ter uma noção clara: Serra (PSDB) é o mais preparado deles.

Judas da campanha
A fonte é muito boa: o prefeito Wagner Sales será o “Judas” a ser malhado nos comí-cios da FPA, em Cruzeiro do Sul. Será a largada para a grande meta do PT: derrotá-lo em 2012.

Luz no túnel
Os julgamentos acontecidos no Tribunal Regional Eleitoral do Acre são como uma luz no fim do túnel que um dia a atividade política será apenas dos que têm uma vida correta, sob todos os aspectos. O “Ficha Limpa” pode ter seus questionamentos jurídicos, mas, é uma espécie de um primeiro passo para depurar as listas de candidatos a cargos eletivos. E só aí merece respaldo. Agora é com o eleitor.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation