Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dia do advogado

sanderson-mouraNeste dia 11 de agosto, tão belo dia, ganhei de presente de meus sublimes filhos uma singela estátua da deusa Têmis.

Três perguntas logo eles me fizeram, ao me ver contemplando a famosa imagem.

A primeira pergunta: “Por que o nome dessa mulher é Têmis?”

Pensei um pouco e respondi-lhes: “Têmis vem de temor, quem pratica injustiça deve temer a força da Justiça, que é certa, vem no momento devido e do tamanho que é pra ser. Têmis é uma deusa temida para aqueles que não a respeitam”.

E com voz grave disse-lhes, repentinamente, assustando-os: “Temeis as conseqüências de teus injustos atos!”

A segunda pergunta: “Por que Têmis é chamada de deusa, já que só existe Deus”.

Expliquei-lhes “que Deus é todo poderoso, toma a forma que quiser; de uma mulher, de uma árvore, de um pássaro, de um rio, de uma flor, de uma criança. Deus é tudo o que existe no Universo”.

E a terceira pergunta: “E o que é Justiça, pai?”

“É um sentimento nobre que faz com que a gente dê a cada um o que é de cada um. É a virtude maior dos homens de bem. Quem é justo é inteligente, é generoso, é confiável, é independente, é bonito, carrega o divino no coração”.

Ser justo é o que o advogado deve ser. No seu caminho, nem o pérfido partidarismo, nem as sutis simpa-tias, nem as perversas injunções, nem as vis ameaças, nem as condenáveis covar-dias, poderão barrar a consciência de um honrado advogado na luta pela justiça. Isso pra mim é ser autenticamente um Advogado!
Parabéns aos advogados do Brasil, e especialmente a todos os advogados acreanos! Celebremos este augusto dia lembrando que nossa profissão é tão alta que o nosso destino é tocar as estrelas.

* Sanderson Moura é advogado criminalista e fundador da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Acre.

 

Sair da versão mobile