Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre sedia em setembro o 1º Encontro Estadual de Médicos Formados no Exterior

 A Associação Médica Nacional (AMN) vai realizar no próximo dia 6 de setembro, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 8h, em Rio Branco, o 1º Encontro Estadual de Médicos Formados no Exterior. O objetivo é discutir o processo de revalidação por universidades públicas brasileiras do diploma de graduação expedido por instituições de ensino superior estrangeiras.

Só no Acre, mais de 100 médicos formados em universidades de Cuba, Peru e Bolívia necessitam de revalidação, sendo que 58 deles estão inseridos no mercado de trabalho de forma irregular. O coordenador nacio-nal da AMN, Janilson Lopes Leite, critica o procedimento adotado pela Ufac e anuncia a propositura de uma ação civil na Justiça Federal para corrigir as supostas distorções.

A revalidação é feita pelas universidades públicas, que ministram curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim. Caso haja dúvida quanto à similaridade do curso, a universidade pode solicitar a realização de exames e provas, com o objetivo de caracterizar a equivalência. A instituição também deve se encarregar de ministrar reforço em algumas disciplinas, caso haja necessidade.

Segundo Janilson Leite, os procedimentos previstos em instrução do Conselho Na-cional de Educação e na Lei de Diretrizes Básicas da Educação não estão sendo adotados corretamente. Como o diálogo não têm surtido muito efeito, a AMN resolveu buscar a tutela judicial.

Além dos médicos já formados, estudantes de Medicina da Bolívia, Peru e Cuba, familiares e a sociedade organizada estão sendo convidados para participar do encontro. Secretários de Saúde e prefeitos dos municípios diretamente prejudicados também serão convocados.

“Precisamos encontrar uma saída para esse problema que atinge não apenas os médicos formados no exterior, mas toda a população acreana que fica prejudicada no atendimento no setor de Saúde”, concluiu.

Sair da versão mobile