Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agricultores do projeto Boa Água vão ao Deracre cobrar obras

Cansados de esperar, um grupo de 40 produtores agrícolas dos ramais Limoeiro, Colibri, Santa Clara e Boa Água (todos parte do Projeto de Assentamento Boa Água, na Estrada do Quixadá) passou a manhã de ontem instalado na sede do Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem do Acre). O grupo foi exigir a execução imediata das obras de asfaltamento para 10 Km no Ramal Boa Água, que é o principal da região agrícola.
Incra2508
A verba para as obras foi liberada no início do ano passado, e o serviço foi repassado a uma construtora. Até a famosa placa que detalha obra foi colocada no local. A previsão era de executá-la no prazo máximo de 6 meses. Contudo, até agora o recurso ainda não foi aplicado, devido a dificuldades da construtora, primeiro, em adquirir os mate-riais do asfaltamento e, segundo, de ter acesso no transporte de tais materiais à área em questão.

“Surgiram problemas, então atrasou tudo. Mesmo assim, Deracre assinalou que as obras seriam retomadas. Daí, fechamos o ramal pra eles entrarem no começo do ano, mas não aconteceu nada. Então, viemos de novo cobrar uma posição. Afinal, se já tem dinheiro, então não há motivo para a obra não ser executada”, afirma a produtora Zilda Medeiros.   

No local, atuam cerca de 275 agricultores (pais de família, isto é, cerca de 1 mil pessoas dependem da atividade), dos quais 150 são do projeto Boa Água, 50 são do Santa Clara, 40 do Limeira e 35 são do Colibri. As obras servirão para revitalizar e asfaltar o maior ramal, o que dará acessibilidade definitiva ao lugar, evitará danos nos meses de ‘verão’ e facilitará a entrada/saída dos produtos e serviços cultivados por lá.

Para garantir tais benefícios (que foram prometidos há 1 ano e meio), o grupo foi ontem ao Deracre e ficou parte da manhã esperando por uma resposta concreta para a questão. Por volta de 11h30, eles foram recebidos pelo diretor-geral do órgão. Numa reunião de meia-hora, ficou acertada a firmação de uma nova Ata de Compromisso entre Deracre, a construtora e os representantes dos quatro ramais, para este sábado (28), às 9h.

O objetivo do documento, explica a presidente de associação, Benedita, é fazer com que as obras sejam efetuadas ainda este ano (definir novo prazo), assim como reafirmar mais uma vez todo o detalhamento para o asfaltamento a ser feito no local. 

 

Sair da versão mobile