Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Binho atribui a Jorge Viana e Lula maior redução da desigualdade social no Acre

O governador Binho Marques atribuiu ontem ao seu antecessor e candidato do PT ao Senado, Jorge Viana, as principais causas para o Acre apresentar a maior redução da desigualdade social do país entre os Estados. Ele também destacou o apoio do presidente Lula.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), o Acre reduziu, no período de 1996 e 2007, em 13% o índice que avalia as desigualdades entre os PIBs dos municípios. O Estado vem acompanhado por Sergipe (11,3%) e o vizinho Rondônia (9%). O período equivale aos dois mandatos do governo Jorge Viana e um ano de Binho Marques.

A tendência de queda na desigualdade foi observada em todo país – em maior ou menor grau. Em 2007, ano da posse de Binho, o Acre teve um dos menores índices de desigualdade social. Em 11 anos o PIB per capita do Estado subiu 4,24%. “Isso [a redução da desigualdade] aconteceu especialmente no governo Jorge Viana”, ponderou Binho.

Segundo ele, até 2004 o Acre ainda apresentava resultados altos em suas diferenças sociais e econômicas. “No final do primeiro ao começo do segundo governo de Jorge Viana tivemos uma redução drástica”. O governador lembrou que investimentos foram realizados no mandato inicial, com reflexos concretos no seguinte. 

Binho disse acreditar que os resultados a serem levantados pelo IBGE no Censo 2010 mostrarão quedas ainda mais significativas nas desigualdades. Ele destacou os programas sociais do governo Lula como fator crucial para o desempenho. “A resposta para isso é o compromisso de uma política para todos, com acesso a educação, saúde e melhoria das oportunidades de emprego e renda”, observou o governador. 

Sair da versão mobile