Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas e vendavais causam série de quedas de energia em partes da cidade

Se, por um lado, as chuvas do final de semana serviram para tranqüilizar o grave quadro climático que Rio Branco vivia desde o começo do mês, por outro, os fortes ventos que vieram junto provocaram uma série de transtornos à rede local de distribuição de energia elétrica. Com isso, vários pontos da cidade tiveram quedas e oscilações momentâneas de luz na madrugada (domingo para segunda) e na tarde de ontem, 30. 

Conforme a Ascom da Eletrobrás Distribuição Acre (antiga Eletroacre), as interrupções de energia foram provocadas por condições anormais do clima, com manhãs de domingo e de segunda começando com muito calor e, repentinamente, sendo tomadas por fortes correntes de ventos e de chuvas à tarde/noite. Os vendavais deslocaram vários objetos, que colidiram com as redes de fios elétricos e provocaram danos imediatos.

“Foram dias de fenômenos atípicos, com ventos fortes. Isso prejudicou alguns pontos da cidade, mas só de forma específica, nada generalizado. E os problemas foram resolvidos bem rápido, para causar os menores prejuízos possíveis à população”, disse a assessora.  

No domingo, foram 13 equipes da Eletrobras para conter os estragos dos ventos, com atuação nos bairros Floresta, Estação Experimental, Centro, Bosque, Tropical e Isaura Parente, entre outros locais que sofreram ‘picos’ de energia. Neles, a luz começou a ter danos minutos após o início da chuva, por volta das 23h30. O serviço foi restabelecido até as 1h da manhã, com algumas novas ocorrências menos demoradas posteriormente.

Com a nova chuva de ontem, as redes de energia do Centro, Segundo Distrito, Maria Rodrigues e Cidade Nova voltaram a cair por volta de 15h30 da tarde. Tais panes foram aos poucos solucionadas por 7 equipes emergenciais da Eletrobras. Conforme a Assessoria de Comunicação da empresa, os problemas foram gerados porque a ventania de ontem levou mais telhas e derrubou galhos de algumas árvores nos fios dos 4 bairros. 

Além de problemas na rede de energia, o clima de ontem causou ocorrências de vários outros tipos na cidade, tais como danos em habitações de madeira, cartazes (a maioria de políticos) arrancados e rasgados, materiais de construção espalhados, galhos foram arrancados de árvores, além do destelhamento de casas e inundação de ruas/avenidas.  

Fios se desprendem e ameaçam casas no Morada do Sol – Os moradores de três casas da Rua Marte, Bairro Morada do Sol, cobraram providências da Eletroacre a respeito de problemas na rede elétrica do local. Conforme Carlos Sergio, morador da casa no 1902, da rua em questão, os vendavais fizeram com que os fios que passam sobre a sua casa – e de mais dois vizinhos – se soltassem do poste, por volta das 2h da madrugada de domingo para ontem. O desprendimento não causou nenhum dano ao fornecimento de luz, contudo, Sergio conta que é uma ameaça às pessoas do lugar.

“Eu mesmo já peguei choque de leve quando passei perto dos fios. Do jeito que está não pode ficar, por isso, a Eletroacre tem de resolver logo o problema. Já liguei para lá e só dizem que estão cuidando disso, mas eu não vi nenhum técnico fazendo nada”, relatou.

Sair da versão mobile